Em 1999, durante uma degustação na SOAVI (SOCIEDADE AMIGOS DO VINHO) em Poços de Caldas, o médico e empresário Marcos Arruda Vieira se interessou pela ideia do engenheiro agrônomo, Murillo de Albuquerque Regina. A ideia em questão era a de alterar o ciclo da videira para que a maturação das uvas ocorresse no inverno, quando o clima é seco, os dias ensolarados e as noites frias. Condição muito semelhante as das maiores regiões vitivinícolas do mundo.
Marcos, interessado na ideia propôs ceder terras em sua fazenda de café, a fazenda da Fé em Três Corações, para que testassem na prática a ideia de Murillo.
Murillo estava com viagem marcada para concluir o seu pós-doutorado na França, então os dois assumiram um compromisso: Murillo traria as mudas de videira da França quando retornasse, e Marcos iria ceder a terra para que se iniciasse o projeto.
Ao chegar em território francês, Murillo contou sobre a ideia e sobre o entusiasmo no projeto com seu sócios, Patrick Arsicaud e Thibaud Salettes, que se dispuseram a fornecer as primeiras mudas de videira para o projeto. As mudas em questão seriam as que estivessem “sobrando na câmara fria”. Coincidentemente, mudas da uva Syrah.
Ao retornar para o Brasil em 2001, Murillo, Marcos, Thibaud e Patrick iniciaram o plantio do vinhedo em Três Corações, começando ali o pioneirismo da Vinícola Estrada Real na colheita de inverno através da técnica da dupla poda da videira.
Em 2003 ocorreu a primeira safra experimental, e em 2004 a ampliação dos vinhedos, porém, apenas em 2010 foi quando foi quando se produziu o primeiro vinho que chegou ao mercado consumidor. Este vinho é lembrado por muitos como um marco divisor na história do vinho Brasileiro, o primeiro vinho de colheita de inverno a chegar ao mercado. Hoje a Estrada Real possui vinhedos também em São Gonçalo do Sapucaí e Caldas. Em Caldas, no Sítio Carvalho Branco, encontramos o Winebar da Vinícola Estrada Real. Um lugar aconchegante e encantador, localizado a 1200m. de altitude, na Serra da Mantiqueira, para quem pensa em uma boa gastronomia, com excelente harmonização através dos vinhos da Vinícola. Uma degustação guiada, sob o comando do Sommelière Sávio Garcia é oferecida aos visitantes. Fizemos essa degustação e pudemos por várias horas desfrutar das informações excelentes que o Savio nos proporcionou a respeito da Vinícola e de seus vinhos diferenciados. Falaremos sobre eles nos próximos posts. Indico aos apreciadores de bons vinhos e de excelente gastronomia, uma visita à Estrada Real em Caldas. Horário de Funcionamento: sexta: 11h às 16h, sábado e domingo: 11h às 18h. Reservas pelo número (35) 99972-1948.