Um pouco da História da Stella Valentino. Descendentes de italianos, a família Stella veio para o Brasil por volta de 1888 com o objetivo de trabalhar nas lavouras de café dos Barões da região de divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Chegaram em Andradas junto com outras 250 famílias, deram início à produção própria de café, única fonte de renda da família na época e plantavam uvas para a produção de vinho no intuito de consumo próprio .Com o fim da produção do café, tais lavouras deram lugar às parreiras de uva que eram vendidas para adegas. Andradas na época contava com diversas adegas e era referência na produção de vinho. Com o passar dos anos, tal cultura foi perdendo forças e o vinho passava a ser buscado no Rio Grande do Sul e comercializado em terras andradenses.
José Procópio Stella se formou em 1972 no curso de agronomia, com a finalidade de trabalhar com a produção de uva e vinho, mas não encontrava trabalho. Construiu sua vida profissional em outro meio, até que em 2002 inicia o projeto de produção de vinhos finos. Nasce a Vinícola Stella Valentino. Durante a degustação ouvimos do Procópio toda a sua saga para buscar a qualidade de seus vinhos, especialmente o pioneirismo da produção de Tempranillo.
O projeto conta com a produção dos Vinhos Sauvignon Blanc, Syrah, Tempranillo e Marsanne. Um projeto de estrutura tradicional, que contrasta com a modernidade das adegas em construção, a tecnologia na vinificação e seus vinhedos.
Uma antiga casa construída pelo tetravô de José Procópio Stella mantém viva as raízes da família Stella Valentino. Um ambiente tranquilo, preservado para a degustação. E as raízes não param por aí. Cada vinho recebe o nome de um membro da família. Valentino Stella, tetravô, batiza a marca. Modestus vem de Modesto, bisavô de José Procópio. Ângelo, irmão de Modesto, dá nome ao Angelus e o resgate da família Stella Valentino se mantém forte nessa história.
Uma visita obrigatória em Andradas!