SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos

anselmo 3

Júlio Anselmo é mineiro, tem quase três décadas de experiência com o vinho e se tornou conhecido fora de Minas por sua atuação na divulgação do vinho, destacando-se por suas palestras, cursos, degustações e consultorias, pela coautoria do site ´Academia do Vinho´ e do livro ´Guia dos Vinhos Brasileiros 2001´ e pela autoria de colunas em jornais mineiros e na revista ´Vinho Magazine´, bem como do seu livro de maior sucesso ´O Vinho no Gerúndio´.

Júlioa Anselmo lança agora o livro Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos.  Segundo ele,O livro  surgiu a partir da observação de que os enófilos (amantes do vinho) compram guias de vinhos dos principais países vinícolas, sobretudo, os europeus, e os utilizam em suas compras e viagens enológicas. No entanto, esses guias geralmente contêm entre mil e duas mil páginas, com descrição e pontuação de dezenas de milhares de vinhos, o que os faz cansativos e de lenta leitura. Isto é importante, pois, geralmente, os enófilos iniciantes não gostam de ler longas descrições sobre vinhos, nem tampouco estão preocupados se o vinho X ganhou 90 ou 91 pontos do crítico Y ou Z”.

O autor teve, então, a idéia de congregar os principais países vinícolas do mundo em um só guia e mais ainda: fazer um guia que contivesse informações curtas e objetivas sobre as principais regiões vinícolas de cada país, sua indicação em mapas simplificados e uma relação dos seus melhores vinhos e produtores, apresentados em ordem alfabética, dos quais os de maior destaque estão indicados em negrito.

Inicialmente, o livro abrangeria apenas os 12 mais importantes países vinícolas do mundo agrupados, como é feito usualmente, em Velho Mundo (Europa: França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha) e Novo Mundo (América do Sul: Chile, Argentina, Brasil e Uruguai / América do Norte: USA – Califórnia / África: África do Sul / Oceania: Austrália e Nova Zelândia). No entanto, o autor estendeu sua pesquisa a outros países e continentes e o livro acabou por contemplar 72 países!

Dividido em Velho e Novo Mundo, o livro começa pelas 44 nações vinícolas europeias, desde as mais famosas, como França, Itália, Espanha e Portugal, até as menos conhecidas, como Holanda, Eslovênia, Romênia e Croácia. Completando o Velho Mundo, são focalizados 8 países da Ásia. No Novo Mundo estão contemplados 20 países vinícolas, entre os quais se destacam Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, ele contém mais de 20.0000 vinhos e/ou produtores de praticamente todos os países vinícolas existentes no mundo!

Outro diferencial do livro é que ele apresenta os 70 países vinícolas em três roteiros de viagem. O primeiro se inicia no Brasil em direção à Europa, nela entrando pela sua porção mais próxima, a Península Ibérica. Assim, o primeiro país europeu a ser explorado é Portugal, seguido da Espanha, depois França, Itália e assim sucessivamente, até o leste Europeu e Ásia. O segundo roteiro é o das Américas e a viagem vai do Brasil ao Uruguai, passa pela Argentina e se estende até os países da América do Norte. A África e a Oceania integram o último roteiro.

Além da sua riqueza de dados, o livro também presta um grande serviço ao trazer em suas últimas páginas o Curso de Iniciação ao Vinho. Ministrado pelo autor para mais de 5.000 mil pessoas, o texto atualizado traz um conteúdo necessário e fundamental para aqueles que ainda não possuem os conhecimentos básicos sobre a bebida. Nele, os leitores encontrarão a correta apreciação do vinho, sua história, a variedade de uvas, os métodos de elaboração, as etapas de degustação, a harmonização com a gastronomia e até mesmo dados estatísticos sobre o comércio mundial do vinho.

Façam uma ótima viagem nesta ´Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos´!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.