SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Shabo Rkatsiteli Ânfora 2011

GE DIGITAL CAMERA

A Shabo está localizada a 70 km de Odessa e 5 km do resort Zatoka, na Ucrânia. Desde 2003, respeitando a tradição da vinificação, mas também aplicando as tecnologias mais avançadas, os vinhos Shabo incorporam as melhores propriedades naturais de uvas, preservando o sabor e aroma das mesmas, recém-colhidas, as suas características varietais brilhantes. O nome da empresa é derivado de um dos mais antigos terroirs na Europa - Shabo. Os progenitores da vinificação em Chabot são considerados os gregos antigos, que nos séculos VI-II eram baseados na aldeia da costa do Mar Negro de Tiro e as primeiras videiras plantadas por lá, há 2500 anos atrás.

Shabo Rkatsiteli Ânfora 2011 – elaborado com 100% Rkatsiteli, sendo que a fermentação ocorre junto com as cascas e é realizada pelo método Kakhetian, isto é, ocorre nos tradicionais “kvevri” (ânforas de argila), que são tampadas, seladas com cera de abelha e depois enterradas a 3 metros de profundidade. O vinho permanece nesses recipientes por 9 meses, extraindo das cascas sua cor e desenvolvendo um caráter único. Teor Alcoólico de 11,5%. A coloração é de um alaranjado brilhante e límpido. Os aromas mostram notas de pêssego e mel, especiarias (açafrão) e toque mineral. Na boca apresenta boa  cremosidade, notas terrosas,  frutas secas (damasco e laranja), taninos leves e agradáveis, resultado da maceração com as cascas, acidez equilibrada. Longo final com o toque mineral se mostrando. Avaliação: 89/100 Pontos. Preço: R$ 179,90, na Evino. Observação: proveniente da região de Kakheti, na Georgia, onde foi originalmente desenvolvido o método de elaboração deste incomum estilo de vinho. É um  vinho laranja, que tem como base uvas brancas, neste caso a autóctone Rkatsiteli, mas segue algumas etapas que são tradicionais na produção de vinhos tintos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.