SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Seleção de Vinhos de Farroupilha

tafarel

A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados-AFAVIN anuncia que a 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha tem 178 amostras inscritas, que entre os dias  28 de Junho e 7 de Julho foram coletadas as amostras de vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva que serão avaliadas, e que a análise sensorial dos produtos será realizada na próxima semana nos dias 25, 26 e 27 de Julho.

Doze empresas inscreveram 178 amostras, superando  a expectativa da organização do concurso, que era manter as 171 amostras da edição passada. O número de 178 amostras já havia sido registrado na edição de 2015, sendo o maior na história do concurso. Em relação à primeira edição do concurso, realizada em 2006, a quantidade de amostras é 48% superior.

Para o presidente da Afavin, João Carlos Taffarel (foto), essa quantidade demonstra a importância do evento para as empresas farroupilhenses. “Começamos com 120 amostras e esse crescimento expressivo comprova que o concurso cumpre seu papel enquanto ferramenta de monitoramento da evolução qualitativa dos produtos e também que temos obtido êxito em promover a produção vitivinícola local de qualidade a partir do certame. Os produtores percebem esses avanços e participam sempre com ênfase”, considera.

São13 categorias que englobam as inscrições das amostras: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado.

O trabalho, responsável por premiar até 30% das amostras inscritas em cada categoria, será desempenhado por grupo com cerca de 40 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

À exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo que aceita amostras também a granel em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uvas Moscato do país, as categorias avaliam produtos engarrafados, ou seja, já disponíveis no mercado, portanto, a Seleção de Vinhos, configura-se como um importante guia que identifica ao consumidor produtos de qualidade acentuada e avalizada.

A promoção da 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.