SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Ribeiro Santo Reserva 2016

20200104_151832

Carlos Lucas nasceu em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, onde cresceu, estudou, e formou-se em Engenharia Agrícola. Depois de estagiar na Estação Vitivinícola da Bairrada, foi à Montpellier (França) estudar enologia. Finalmente em 1992 iniciou sua carreira como enólogo na Adega Cooperativa de Nelas, na região do Dão, onde logo em seu primeiro ano vinificou em torno de cinco milhões de quilos de uva. Sua carreira então deslanchou, com consultorias em diversos pontos de nosso planeta, inclusive aqui, no nordeste do Brasil em 2003.

A Quinta do Ribeiro Santo, em Carregal do Sal, foi adquirida pela família em 1994 .É uma propriedade adquirida e recuperada pelo enólogo Carlos Lucas, com o objetivo de produzir vinhos de personalidade. Era uma antiga propriedade do pároco da freguesia de Oliveira do Conde, circundada por um ribeiro onde corre água o ano inteiro. Daí o nome ‘Quinta do Ribeiro Santo’.  O trabalho de Carlos foi e é tão intrínseco com a vinícola, que o nome Carlos Lucas e Ribeiro Santo tem uma condição sine qua non. Dentre os diversos reconhecimentos em sua carreira, podemos destacar o prêmio de “Enólogo do Ano” concedido pela prestigiada Revista de Vinhos de Portugal em 2008.

Ribeiro Santo Reserva 2016 – elaborada com Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, com amadurecimento de  0 meses, com uma característica peculiar: apesar de serem de segundo uso, é o primeiro para um vinho tinto (oficialmente seu primeiro uso foi para vinhos brancos). Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um rubi concentrado com halo granada. No olfato mostra frutas negras maduras, toques balsâmicos, notas de baunilha, chocolate e tabaco. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos maduros e bem integrados, acidez em equilíbrio. Longo final frutado com baunilha se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos. Preço: R$ 94,00, na Vinum Day.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.