SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2007

GE DIGITAL CAMERA

Engenheiro civil de formação, Domingos Alves de Sousa foi um dos pioneiros na produção de vinhos do Douro de qualidade, juntamente com a Ramos Pinto, a Quinta do Côtto e mais uns poucos. Antes, a oferta resumia-se praticamente ao Barca Velha e a um ou outro vinho de cooperativa. O primeiro tinto da Quinta da Gaivosa, desenhado por Anselmo Mendes com o apoio de Jorge Dias foi produzido em 1992. Até aí, a produção era toda vendida para vinho do Porto. O ano de afirmação do projeto deu-se três anos depois, com o lançamento do Quinta da Gaivosa 1995, um dos melhores vinhos daquela década. Desde então, Domingos Alves de Sousa foi comprando quintas e lançando novos vinhos. Hoje, explora uma área de 130 hectares, distribuídos por seis quintas, e comercializa cerca de duas dezenas de referências de vinhos, exportando 75% da produção para 28 países. Em 2003 foi elaborado pela primeira vez o Vinha de Lordelo  ,a partir de uma vinha centenária, a mais velha da Quinta, com 2,5 ha e um rendimento de 10 hl/ha (o que significa que são precisos 7,5 m2 de vinha para produzir uma garrafa de vinho). Um grande vinho. Obteve 92 Pontos  de Parker, 18 em 20 da Revista de Vinhos, 18 em 20 da Revista Wine e 17,5+ em 20 de Jancis Robinson.

Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2007 –  elaborado com Sousão (10%), Tinta Amarela (10%), Touriga Nacional (20%), Tinta Roriz (30%) e outras (30%), Vinha de Lordelo, 2,5 hectares de vinhas com mais de 100 anos. Amadurecimento de 12 meses em carvalho francês  e mais 12 meses em garrafa. Teor Alcoólico ded 15,5%. Az coloração é de um púrpura concentrado, com muito brilho. Os aromas mostram frutos negros maduros, sobre notas mentoladas,figo, chocolate, frutas pacificadas, alcaçuz, notas balsâmicas e minerais. Na boca apresenta um bom corpo, com muita fruta e especiarias, bem integrados aos taninos. Longo e intenso com muita fruta e algo balsâmico. Avaliação: 92/100 Pontos. Preço: R$ 483,30, sendo R$ 242,00, na promoção da Bekaa Delicatessen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.