SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Pio Cesare Barbera d’Alba 2011

GE DIGITAL CAMERA

A vinícola Pio Cesare foi fundada em 1881  por Cesare Pio. Ele foi um dos primeiros produtores de vinho para acreditar no grande potencial e qualidade de Barolo, Barbaresco, Barbera e nos outros grandes vinhos do Piemonte. Cesare Pio, na segunda parte de 1800, foi um dos primeiros produtores de vinho para a produção destes vinhos com uma filosofia que foi dedicado ao terroir e os mais rigorosos de qualidade do vinho. Por cinco gerações, a família Pio Cesare vem produzindo vinhos Piemontese tradicionais em suas adegas antigas, localizadas no centro da cidade de Alba. Possui vinhedos em  em Serraluga d’Alba (Ornato e Colombaro), em Sinio, Diano d’Alba e Grinzane Cavour além de outras vinhas que pertencem a “fornecedores históricos” que têm vendido suas uvas para Pio Cesare por gerações.

Pio Cesare Barbera d’Alba 2011

Uva: 100% Barbera

Amadurecimento: 18 meses em carvalho, sendo 30% em barricas bordalesas e 70% em botti, barris de 2.500 a 5.500 litros de carvalho francês

Teor Alcóolico: 14%

País: Italia

Região: Alba, Piemonte

Vinícola: Pio Cesare

Preço: R$ 169,00, na Enoteca Decanter Rio Preto

A coloração é de um rubi brilhante, com halo granada, muito brilho e transparência. Os aromas mostram amora negra, ameixa, cereja, ervas, alcaçuz e toques balsâmicos. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos macios e bem integrados. Pontual adstrigência. Um longo final, com frutas, baunilha  e toques balsâmicos.

Avaliação: 91/100 Pontos

Observação: um excelente vinho, como tem acontecido com os outros produzidos por Pio Cesare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.