SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Periquita Reserva 2016

20190214_152902

O Periquita é o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal, em 1850.  José Maria da Fonseca comprou, por volta de 1846, a propriedade Cova da Periquita. Foi nessa propriedade que plantou as primeiras uvas da casta Castelão, que ele próprio havia trazido do Ribatejo.  O vinho produzido na Cova da Periquita tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita. A colheita de 1886 recebeu a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888. José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. Por este motivo, o Periquita é na atualidade a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada tendo adquirido  uma crescente popularidade em Portugal e notoriedade em países como a Suécia, o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Noruega.

 

Periquita Reserva 2016 – elaborado com Castelão 56%, Touriga Nacional 22% e Touriga Francesa 22%, com envelhecimento de 8 meses em carvalho francês (novos e usados). Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram amora, morango, groselha, ameixa, baunilha, café e toque floral. Na boca apresenta boa acidez, e taninos suaves, repetindo as sensações do olfato. Bom final, frutado com o café se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos. Preço: R$ 47,00, no Atacadão Caetano. Observação: originalmente era elaborado somente com a uva Castelão Francês, atualmente renomeada para Castelão Franco. A partir do ano 2000, entretanto, os enólogos responsáveis, sempre atentos ao paladar do seu público, decidiram adicionar outras uvas, transformando o vinho, que era varietal, para um um vinho de corte.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.