SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Os vinhos da noitada especial

GE DIGITAL CAMERA

Vamos aos vinhos degustados na noite de ontem, na noitada especial na casa do Paulo Cesar/Andréa.

Villard  Expresión Reserve Syrah 2012- elaborado com 100% Syrah de vinhedos plantados em arbustos, alta densidade, sendo que 65% do vinho amadureceu 7 meses em barricas de carvalho francês e americano. Teor Alcóolico de  13,5%. A coloração é de um rubi-violáceo concentrada e brilhante. Os aromas mostram frutas vermelhas (amora, cereja, framboesa), defumado, pimenta preta, balsâmico e algo mineral. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos suaves e bem equilibrado com a acidez e a madeira. Leve mineral, que permanece no longo final frutado. Avaliação: 90/100 Pontos.

Villard Estate Expresión Reserve Cabernet Sauvignon 2011 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, com amadurecimento de 13 meses em barricas de carvalho francês. Teor Alcoólico de 14%. A coloração é de um rubi intenso, com halo violáceo e brilhante. Os aromas mostram amora, cassis, licor de groselha, pimenta preta,menta e especiarias doces. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos suaves e bem integrados ao frutado. Leve adstringência e acidez pontual. Bom final com o frutado se mostrando, num toque de pimenta. Avaliação: 89/100 Pontos.

De Martino Reserva Carmenère 2013 – foi elaborado com 100% de Carmenère, com passagem de 8 meses em barricas de carvalho americano e francês. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um intenso rubi, com halo violáceo e muito brilho. Os aromas mostram  ameixa, framboesa, amora, cassis, toques de especiarias doces e leve herbáceo. Na boca apresenta um corpo médio, com taninos firmes e bem integrados, leve adstrigência e pontual acidez. Bom final frutado. Avaliação: 88/100 Pontos.

De Martino Gallardia del Itata Cinsault 2011 – elaborado com 100% Cinsault, do Vale Itata-Guariligüe, com 30 anos de idade, plantados em pé franco. Amadureceu por 7 meses em tanques de inox. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi brilhante, com toques violáceos intensos. Os aromas mostram cereja, framboesa, toques florais e leve especiaria. Na boca apresenta um ótimo equilíbrio e muita elegância, com taninos finos e macios, num médio corpo. Ótimo final, levemente adocicado. Avaliação: 89/100 Pontos.

Herman Bossa  No.4 Moscatel – elaborado com Moscato Bianco, Moscato Giallo e Malvasia, pelo processo Asti, amadurecendo em autoclaves sobre as leveduras. A coloração é de um palha claro e brilhante. Os aromas mostram frutas tropicais (abacaxi, mamão papaya), mel e flores brancas. Na boca repete as frutas tropicais envoltas em acidez deliciosa. Avaliação: 88/100 Pontos.

 

Os vinhos foram adquiridos na Enoteca Decanter Rio Preto.

Ao final, o Paulo Cesar oferceu um Mafalda 2011, que elaboramos durante o Projeto Winemaker, realizado na Miolo. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.