SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Os uruguaios do sábado na Bekaa

GE DIGITAL CAMERA

Sérgio Musolino comandou a tradicional  degustação do sábado na Bekaa, com uma seleção do Uruguai. Como sempre, os vinhos foram oferecidos a preços especiais para os participantes. Vamos aos vinhos.

Bouza Albariño 2015 – elaborado com 100% Albariño  dos vinhedos de Melilla, com amadurecimento de 3 meses sobre as lias finas em inox. Teor Alcoólico de 13,8 %. A coloração é de um amarelo claro muito brilhante. Os aromas  intensos mostram banana, pêssego, frutas tropicais, toque floral  e mel. Na boca apresenta um corpo untuoso, com acidez equilibrada e muito frescor, repetindo as sensações do olfato. Um bom final com abacaxi. Avaliação: 90/100 Pontos.

Bouza Chardonnay 2014 – elaborado com 100%  Chardonnay , produzido a partir de videiras de 21 anos, dos vinhedos de Las Violetas, Canelones, com prensagem direta sem desengace. A fermentação ocorreu em barricas novas de carvalho francês,  sendo que 65% do vinho passou 8 meses sobre as lias nessas barricas. Teor Alcoólico de 13%. A  coloração é dourada de média intensidade, cristalina e luminosa. Os aromas apresentam frutas cítricas, melão, muito abacaxi, notas tostadas e de especiarias da barrica. Na boca mostra um frutado limpo, de boa polpa, toque mineral e acidez presente. Um delicado final de abacaxi e amêndoas tostadas. Avaliação: 89/100 Pontos.

Bouza Tannat 2013 – elaborado com 100% Tannat, dos vinhedos de Melilla, com amadurecimento de 14 meses em barricas de carvalho francês e americano sobre suas borras. Teor Alcoólico de 15,5%. A coloração é de um rubi intenso, com toques violáceos. Os aromas mostram ameixa,  groselha, amora , alcaçuz, violeta e notas de anis ao fundo. Na boca apresenta  um corpo médio, com taninos potentes, leve amargor e leve adstrigência. Repete as frutas do olfato, com bom frescor. Final frutado, com algo de café. Avaliação: 89/100 Pontos.

Bouza Merlot B9 Parcela Única 2013 – elaborado com 100% Merlot, de vinhedo parcela B9, a 5km do Rio Santa Lucía. Amadurecimento de 10 meses em barricas novas de carvalho francês. Sem filtração.Teor Alcoólico de 14%. A coloração é de um rubi profundo e brilhante. Os aromas mostram frutas negras, notas de café, chocolate, especiarias e leve herbáceo. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos suaves, acidez pontual e um leve adocicado. Longo final frutado, com o adocicado presente. Foram elaboiradas 2.425 garrafas, sendo esta a de número 2.356. Avaliação: 92/100

Bouza Merlot-Tannat Viñas Viejas 2012 – elaborado com 60% Merlot e 40% Tannat, videiras de  30 a 40 anos, dos vinhedos de  Las Violetas, Canelones. Amadurecimento de 7 meses em barricas de carvalho francês e americano. Sem filtração. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um rubi com halos  e muito brilhante. Os aromas mostram ameixa, cereja framboesa, tabaco, alcaçuz e algo de tostado. Na boca as sensações do olfato se repetem, num corpo médio, com taninos suaves e leves, bem integrados. Um vinho elegante. Bom final com o frutado se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos.

Bouza Tannat A8 Parcela Única 2010 – elaborado com 100% Tannat, com fermentação em tonéis de carvalho francês (50%) e inox (50%). Amadurecimento de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Sem filtração. Teor Alcoólico de 14,5%. A coloração é de um púrpura intenso e levemente opaco. Os aromas mostram frutas negras, couro, cedro,  especiarias e  tostados. Na boca apresenta grande volume, viscosidade, taninos potentes e acidez equilibrada. Longo final com o frutado  e o tostado se mostrando. Avaliação: 92/100 Pontos.

Carrau Ysern Tannat Gran Reserva 2010 -  elaborado com 100%Tannat, de uvas produzidas em Cerro Chapeu (50%) e Las Violetas (50%). Amadurecimento de 50% do vinho em barris de carvalho francês e 50% em barris de carvalho americano durante 18 meses. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um vermelho rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram ameixa passificada, framboesa, cereja e especiarias, com um leve tostado. Na boca os taninos são intensos, com o álcool se mostrando e adstrigência aparente. Leve amargor. Um final de frutas passificadas e leve madeira. Avaliação: 89/100Pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.