SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Odfjell Aliara 2013

20200422_161959

No início dos anos 1990, o armador norueguês Dan Odfjell se apaixonou por um pequeno pedaço de terra no Valle del Maipo, no Chile. Conseguiu concretizar o sonho de plantar as primeiras vinhas no local em 1994 e, hoje, a produção é conduzida por seus filhos, que mantêm o espírito explorador de armadores da família Odfjell na admiração e descoberta do vinho. A missão da vinícola é produzir rótulos memoráveis de forma sustentável. Todos os vinhedos são orgânicos e iniciaram recentemente a conversão para a agricultura biodinâmica. Além de seguir todos os rigorosos processos da agricultura biodinâmica, a empresa emprega seu símbolo, o Fjord – o Cavalo Fiorde Norueguês, que trabalha no controle de ervas daninhas, no transporte das uvas durante a colheita e proporciona melhor drenagem do solo ao movimentar-se sem causar a sua compactação. São 85 hectares plantados no Maipo, além das vinhas mantidas em Cauquenes e Lontué, totalizando 115 hectares de vinhedos. O Aliara tem seu nome inspirado em uma taça homônima que, na época dos barcos à vela era utilizada para medir a “ração” de vinho que cada tripulante recebia diariamente.

Odfjell Aliara 2013 – elaborado com Carignan (65%) do vinhedo Tres Esquinas, com vinhas de mais de 100 anos cultivadas sem irrigação,  Syrah, (20%) do vinhedo Padre Hurtado, no Valle del Maipo e  Malbec (15%)  do vinhedo Ribera del Río Claro, no Valle del Lontué, com amadurecimento de 16 a 22 meses, dependendo da variedade.  Teor Alcoólico de 14,5%.A coloração é de um rubi profundo, intenso e brilhante com reflexos violáceos. Os aromas mostram groselha, ameixa, figo seco, uva passa, especiarias doces (baunilha, canela e alcaçuz), pimenta preta, hortelã, chocolate amargo e notas florais e minerais. Na boca apresenta um bom corpo, taninos potentes, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Longo final com o toque mineral se mostrando. Avaliação: 94/100 Pontos. Preço 219,00, no Espaço DOC.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.