SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

O vinho e o gato

draft_lens12513371module113227831photo_1280956646Zeller_Schwarze_Katz_Blac

Um gato preto eriçado protegendo um tonel. Êsse monumento está na aldeia de Zell, na Alemanha e marca uma curiosa história dos vinhedos e vinhos dessa região.

 A história é de 1860. Nessa época os vinhos eram vendidos só em tonéis. Três negociantes de vinhos de Aachen passaram pela aldeia de Zell à procura de vinho. Após degustarem vinhos de vários tonéis, êles separaram os três que iriam comprar.

Enquanto as negociações aconteciam, a esposa do vinhateiro entrou na adega trazendo salsichas e pães para comemorar a ocasião. Ela estava acompanhada de um gato preto,  da casa, que de imediato subiu num dos tonéis e se deitou. Quando o comprador foi remover o tonel adquirido, aquele em que estava o gato preto, este se eriçou de modo ameaçador, tentando defender o tonel que lhe pertencia. O fato passou batido.

 No ano seguinte os compradores retornaram a adega e comentaram que o tonel identificado pelo gato tinha um vinho de qualidade superior aos demais, identificado de então como “o vinho do gato”.

 Marcando o feliz incidente, o vinho daquele vinhedo passou a se chamar Zeller Schwarze Katz, vinho do gato preto. A história se espalhou pelos vinhateiros, consumidores e negociantes da região. O vinhedo foi demarcado e reconhecido oficialmente como o do gato preto de Zell.

E até hoje a área demarcada, com 600 hectares, carrega a marca do gato preto. É só olhar os rótulos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.