SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

O primeiro livro sobre vinho

Arnaldus de Villa Nova, Catalan alchemist

“Liber de Vinis” foi o primeiro livro impresso a falar de vinho. Seu autor: o espanhol ou catalão Arnaldus Villanova, médico e professor da Universidade de Montpellier.

 A visão do livro era voltada para a medicina. Cita as propriedades curativas extraordinárias de vinhos aromatizados com ervas para uma série de doenças.

Assim, o vinho aromatizado com alecrim teria excepcionais qualidades, tais como: restabelecer o apetite e as energias, exaltar a alma, embelezar a face, promover o crescimento dos cabelos, limpar os dentes e manter a pessoa jovem (só isso já seria o bastante!).

Orientava os degustadores, especialmente contra os maus comerciantes que, de modo fraudulento, ofereciam aos consumidores nozes,alcaçuz ou queijos salgados para encobrirem o sabor amargo e a acidez elevada de seus vinhos.

Recomendava que os vinhos devessem ser degustados pela manhã, após terer lavado bem a boca e comido alguns pedaços de pães umedecidos em água. O estômago totalmente vazio ou muito cheio estragava o paladar.

 Arnaldus foi uma figura muito polêmica. Comprou uma briga longa com os monges dominicanos ao prever a segunda vinda do Messias para o ano de 1378. Os monges queimaram seu livro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.