SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

O museu de Forqueta

forque

Forqueta fica no Vale Trentino, entre Farroupilha e Caxias do Sul.

Em 1883, Luiz Antonio Feijó Jr. começou a vender sua propriedade para famílias de imigrantes italianos, iniciando-se assim um vilarejo com base econômica exclusivamente rural. Nascia Forqueta, em homenagem a primeira casa comercial, que foi construída em um entroncamento que tinha o formato de um garfo (em italiano, garfo é forchetta).

Os italianos plantaram uvas e a fabricação do vinho promoveu o crescimento de várias atividades paralelas. Com as vinícolas, vieram as tanoarias, as fábricas de garrafas, a impressão de rótulos e o comércio intermunicipal.

A cidade crescia e com ela as festas das uvas. Boa parte dessa história, da Cooperativa Vitivinícola Forqueta (a primeira do gênero no Brasil), está conservada no Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, em Forqueta. O nome do museu homenageia um dos pioneiros. No museu viaja-se no tempo e, através de fotos e equipamentos de trabalho, são mostradas as etapas de todo o trabalho, da uva ao vinho.

É uma visita obrigatória aos turistas que vão à serra Gaucha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.