SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Novela destaca vinho nacional

novela

O protagonismo dos vinhos brasileiros vem batendo recordes de audiência no horário das 18h. A novela ‘Além do Tempo‘, da Rede Globo de Televisão, passou por mudança de fase nesta semana e reforça a vocação do país na produção de vinhos e espumantes de qualidade e personalidade. Na nova fase, serão destacadas as profissões de enólogo e sommelier, além das características do terroir Brasil, da tecnologia que vem sendo utilizada na elaboração dos produtos e na quebra de paradigmas com relação ao país como um dos principais produtores do Hemisfério Sul.

A atuação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para a realização do folhetim iniciou ainda em 2012, com a vinda de uma das produtoras para o polo produtor da Serra Gaúcha. Já em abril, a entidade, em conjunto com outras instituições como a Associação Brasileira de Enologia (ABE), proporcionou treinamentos para o elenco e equipes, forneceu suporte para o evento de lançamento da novela, no mês de julho, e segue auxiliando com a revisão de termos técnicos e procedimentos usuais na elaboração dos produtos que será um dos panos de fundo para a história de amor vivida pelos personagens Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso).

Numa das cenas que foi ao ar nesta semana, Lívia, numa degustação às cegas, confunde um Merlot 2005 elaborado no Sul do Brasil com um vinho francês, da região de Bordeaux. “Excepcional! Um Merlot de excelente terroir (…). Eu diria que é o melhor de todos que já provei”, elogiou a personagem que é especialista em vinhos na segunda fase da novela. Em outra cena, Felipe apresenta um dos seus vinhos para o sommelier de um importante restaurante do Rio de Janeiro. “É uma vinícola familiar. Lá, a gente prioriza, acima de tudo, a qualidade”, diz, após ouvir elogios do especialista. Outro diálogo que merece destaque é de Lívia debatendo com sua família a aquisição de vinhedos no Sul do Brasil, defendendo a qualidade dos vinhos lá feitos e destacando a necessidade de abrir o mercado aos produtores nacionais. “Mãe, 80% do vinho consumido no Brasil é importado. Vamos entrar nessa batalha,

“É uma grande conquista do setor vitivinícola, uma vez que a novela está levando para milhares de lares no Brasil e em outros países a cultura do vinho brasileiro e o trabalho árduo necessário para a elaboração desta bebida”, salientou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo. Para o dirigente, a novela também deverá impulsionar o enoturismo por mostrar paisagens de regiões produtoras e abordar o vinho em todas as etapas do folhetim.

Fonte: As Boas Coisas da Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.