SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Norton D.O.C Malbec 2015

20190306_152824 (1)

O nome estrangeiro dessa vinícola mendocina tem um motivo: foi fundada por um engenheiro inglês chamado Edmund J.P Norton. Ele chegou na Argentina em 1895,para construir a estrada de ferro que passaria na Finca Perdriel. Norton apaixonou-se pela filha do proprietário da finca e nas terras do sogro plantou as primeiras mudas trazidas da França. Em 1989 a vinícola foi comprada pelo empresário Gernot Swarovski, do grupo austríaco Swarovski (o mesmo dos famosos cristais). Hoje o negócio é administrado por seu filho Michael Halstrick, que investiu pesado em modernização.A empresa produz um grande volume (17 milhões de litros) e exporta aproximadamente 50% do que produz. A vinícola fica em Luján de Cuyo. As 5 fincas ou propriedades da empresa possuem uma área de mais de 1.200 hectares de área e cultivam hoje algo em torno 680 hectares de parreirais. Estão localizadas em Perdriel, La Colonia, Agrelo, Lunlunta e Medrano. Todo processo é controlado pelo engenheiro agrônomo Pablo Minatelli, nomeado “Enólogo do Ano”, em 2012, pela revista norte-americana Wine Enthusiast. O Norton Malbec DOC foi o primeiro vinho a apresentar em seu rótulo a sigla DOC, fazendo referência à procedência das uvas. O Malbec mais conhecido e querido pelos brasileiros.

Norton D.O.C Malbec 2015 – elaborado com 100% Mallbec, da Finca Lunlunta, com amadurecimento de 50% por  12 meses em barricas de carvalho francês, de 1º e 2º usos, e mais 12 meses em garrafa. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram cereja,  cassis, notas de chocolate, menta e especiarias. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos firmes, bem integrados, leve adstringência, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Bom final frutado com a menta se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos. Oferecido pelo Osvaldir Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.