SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

No Villa Michelon

Vindima 2

O Hotel Villa Michelon, idealizado por Moysés Luiz Michelon e família, é um grandioso complexo turístico, cercado pela esplêndida natureza do Vale dos Vinhedos. São 230 mil m² oferecendo um resgate histórico e cultural dos vinhos e da região, com destaque para os atrativos Memorial do Vinho e da Casa do Filó, onde o visitante é imerso em uma verdadeira aula de história. A preocupação com a cultura local também está presente nos espaços desenvolvidos exclusivamente para os pequeninos, como a “Piazza dei Bambini” e o parque infantil temático, na área externa do Hotel.

Nessa época do ano, em vários finais de semana, o hotel realiza a festa chamada de ‘La Bella Vendemmia’. Participamos dela no dia 2 último. Reunidos na Casa do Filó, os participantes ouviram de Elaine Michelon, que comanda o complexo turístico, um relato histórico do Vale dos Vinhedos, da colonização italiana e das famílias que alí se instalaram, inclusive a Michelon. Em seguida fomos para o Parreiral Modelo, acompanhados por um especialista que em 3 estações explicou detalhes das videiras e da vindima, com a realização da colheita pelos participantes. A programação teve continuidade com a Pisa das Uvas, e encerra com o Filó Italiano na Casa do Filó, onde foram saboreados pão caseiro, copa, queijo, salame, risoto italiano, polenta brustolada, xixo, mini hambúrguer, cuca caseira e, é claro, uva, vinhos (da Vinícola Larentis, parceira do evento) e sucos do Vale dos Vinhedos. O evento será foi  animado pelo Coral Vicentino, de Monte Belo do Sul, pelo Coral do Vale dos Vinhedos e pela gaiteira Natália Sitinieviski.

Visitamos o Memorial do Vinho e a Casa do Filó onde se pode conhecer a evolução das técnicas empregadas no cultivo das uvas e na elaboração do vinho, além de ser imerso na história da imigração em uma réplica das primeiras casas dos imigrantes italianos, que mostra a caminhada de fé e o cotidiano das comunidades da época.

Se você for ao Rio Grande do Sul nessa época do ano vale a pena participar do evento. Excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.