SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Na Vinícola Ravanello

vinicola-ravanello-07-585x384

Normélio Ravanello, desde jovem participava das atividades vitivinícolas da família em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. Tendo construído carreira profissional na área de engenharia e como executivo  (depois de trabalhar 37 anos na Massey Ferguson, ele se aposentou como vice-presidente para a América Latina), manteve ininterrupta convivência com o vinho. Junto com a esposa Rosa Maria, que tem raízes familiares em Gramado, iniciaram, em 2005, o empreendimento vitivinícola na propriedade adquirida em 1987. O prédio da Vinícola Ravanello, com 1,3 mil metros quadrados, foi concebido de acordo com modelos existentes na região italiana da Toscana, berço da cultura renascentista. As primeiras vinificações, em 2008 e 2009, ocorreram na vinícola experimental da Embrapa, em Bento Gonçalves. A vinificação no estabelecimento da Vinícola Ravanello iniciou em fevereiro de 2010. A área própria plantada é de 2,5 hectares de Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon. Os vinhos de outras cepas são elaborados com uvas provenientes de Campos de Cima da Serra, (Vacaria– 1000 metros de altitude), Serra do Amarari (Monte Carlo – 1200 metros de altitude), Campanha Oriental (Itaqui) e Serra do Sudoeste (Encruzilhada do Sul). A produção é de 50 mil garrafas por ano, sendo 80% tinto, 12% espumante e 8% branco. Todos os vinhos são elaborados em tanques verticais de aço inoxidável, sob controle automatizado de temperatura. Alguns tintos ou brancos específicos são elaborados em barricas de carvalho francês tipo ‘super premium’, de 400L de capacidade unitária, no sistema de vinificação integral. Elabora três linhas de vinhos: Clássica, Premium e Dionísio. A Ravanello busca, também, agregar a cultura agrícola ao cultivo de frutas diferenciadas, como mirtilo, physalis, amora, framboesa, kiwi e alcachofra, sendo os produtos vendidos na vinícola. Tivemos a oportunidade de conversar com o Normélio, pessoa muito simpática que nos forneceu informações dobre o empreendimento e suas atividades.

É, sem dúvida, uma visita obrigatória para quem for a Gramado. A visita guiada acontece de segunda a sábado em cinco horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Não é necessário reservar. A recomendação é chegar de 15 a 20 minutos antes. Informações: vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br ou ligue para (54) 9 9988-9823.

Vamos aos vinhos degustados.

Ravanello Espumante Brut Rosé – elaborado com 85% Pinot Noir e 15% de Chardonnay pelo método Champenoise. Teor Alcoólico de 12,7%. A coloração é de um salmão médio e brilhante. Os aromas mostram baixa intensidade de frutas vermelhas e algo tostado. Na boca apresenta acidez média, cremosidade e frescor. Avaliação: 89/100 Pontos.

Ravanello Merlot Classico 2011 – elaborado com 100% Merlot, com amadurecimento de 6 meses em carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram ameixa, cereja preta, mirtilo, ameixa seca, baunilha, especiarias, toques terrosos e herbáceos. Na boca apresenta um bom corpo, com frutado intenso, taninos suaves e bem integrados, acidez equilibrada. Bom final frutado, com a baunilha se mostrando. Avaliação: 88/100 Pontos.

Ravanello Cabernet Sauvignon Premium 2012 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, vinhedos de Campos de Cima, Vacaria,com vinificação integral, e amadurecimento de 6 meses em carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante, com halos alaranjados. Os aromas mostram ameixa, amora groselha, cassis, frutas passificadas, tostado, especiarias finas, caramelo e cravo. Na boca apresenta um bom corpo, repetindo as sensações do olfato, com taninos firmes e acidez equilibrada. Bom final frutado, com o tostado se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.