SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Na Vinícola Dom Candido

images

A Dom Cândido  é uma vinícola familiar instalada no Vale dos Vinhedos. A empresa  nasceu em 1986, fruto de um trabalho da família Valduga, que começou em 1875. A empresa foi criada por Cândido Valduga, que desde sua infância convive com a produção de uvas e vinhos, quando acompanhava o pai nas lidas do campo e lavava as pipas que abrigavam a bebida artesanal que a família elaborava para consumo próprio. Já adulto, passou a cultivar uvas que fornecia para vinícolas da região, até fundar seu negócio e produzir seus próprios vinhos e espumantes. Os filhos Roberto, Celso, Marcos e Carlos Valduga comandam a vinícola, hoje. Desde sua fundação, a empresa ampliou seus vinhedos e hoje é responsável por 100% do cultivo das uvas utilizadas na elaboração de suas bebidas. Atualmente a Dom Cândido conta com 12 hectares no Vale dos Vinhedos, além de 50 hectares no município vizinho de Veranópolis, onde são cultivadas uvas viníferas das variedades Marselan, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Moscato Branco, Riesling, Pinot noir, Cabernet Franc, Chardonnay, Isabel, Bordô e Concord. Com uma produção controlada, a vinícola aposta na elaboração de vinhos de qualidade internacional em pequenos lotes.

Na vinícola, participamos da Festa da Vindima. Dois grupos foram conduzidos pelo Marcos Valduga e a matriarca, Dona Lourdes, iniciando com um passeio de trator por entre os vinhedos, seguido pela colheita da uva, onde pudemos executar essa tarefa da forma como tradicionalmente é feito. Ao término dessa etapa, foi servido um lanche, o tradicional “merendim”, em meio aos parreirais, com sucos e espumantes, abertos pela tradicional sabrage. De volta a cantina, participamos da tradicional pisa da uva, com degustação do suco obtido. Seguiu-se a degustação na cantina, encerrando-se com um almoço no Restaurante Videiras 1535, anexo a vinícola, com acompanhamento dos vinhos da Linha Autêntico Petit Verdot e Reserva Chardonnay. Uma festa inesquecível!!

 

Dom Cândido Espumante Brut – elaborado 100% Chardonnay, pelo método Champenoise, mantendo-se em contado com as borras (leveduras) por um período de aproximadamente 12 meses. Teor Alcoólico de 12%. A coloração mostra um amarelo-palha, com reflexos esverdeados, transparente e brilhante com uma boa limpidez. Perlage com longa persistência apresentando bolhas pequenas e abundantes. Os aromas mostram  frutas cítricas, lembrando ao fundo um leve toque de banana, pão fresco e amêndoa tostada.na boca apresenta acidez equilibrada, médio corpo e retrogosto médio, com a sensação de agulha persistindo no intenso final. Avaliação: 89/100 Pontos.

Dom Cândido Reserva Chardonnay 2016 – elaborado com 100% Chardonnay, sem passagem por madeira. Teor Alcoólico de 11,5%. A coloração é de um amarelo dourado, com reflexos esverdeados. Os aromas mostram cítricos, maçã verde, coco e baunilha. Na boca apresenta uma acidez equilibrada, que lhe confere frescor, repetindo o cítrico do olfato. Agradável final com a maçã verde se mostrando. Avaliação: 88/100 Pontos.

Dom Cândido Documento Merlot 2011 – elaborado com 100% Merlot, com amadurecimento de 12 meses em carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram ameixa, cereja preta, mirtilo,  ameixa seca, baunilha, especiarias, toques terrosos e herbáceos. Na boca apresenta um bom corpo, com frutado intenso, taninos suaves e bem integrados, acidez equilibrada. Bom final frutado, com a baunilha se mostrando. Avaliação: 89/100 Pontos.

Vinhateiros do Vale Dom Cândido 2013 – elaborado com 100% Merlot , com amadurecimento de 4 meses em barricas de carvalho. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi  violáceo, com muito brilho. Os aromas mostram  frutas vermelhas (framboesa, cereja, amora, ameixa), toques florais e leve herbáceo. Na boca apresenta um corpo médio, repetindo as sensações do olfato, com taninos finos e bem integrados ao frutado. Bom final com fruta e toque floral. Avaliação: 88/100 Pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.