SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Na Almaúnica

i30zespp-g

Fundada em 2008, a Vinícola Almaúnica tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Foi criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli no Vale dos Vinhedos. Filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli, os irmãos montaram uma empresa que alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer. Magda e Márcio pertencem à Quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos. Uma história que começou em 1887, quando o imigrante italiano Marcelino Brandelli chegou à região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, trazendo na bagagem a paixão pelas videiras. Após passarem um período trabalhando na vinícola da família, que leva o nome do pai, os irmãos decidiram seguir um caminho próprio. No enoturismo, apresenta aos visitantes: modernidade nos processos e conhecimentos seculares de elaboração, de uma gente que nasceu pra isso. Com a Magda degustamos alguns dos vinhos Almaunica. Vamos a eles.

Almaúnica Reserva Cabernet Sauvignon 2012 – elaborado com 100% Cabernet Sauvignon, com passagem de 18 meses em carvalho (50% francês e 50% americano). Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi intenso, com reflexos violáceos e muito brilho. Os aromas mostram frutas maduras (amora, ameixa), frutas passificadas, notas de pimenta, baunilha, chocolate, toques tostados e herbáceos. Na boca apresenta taninos macios e bem integrados, bom corpo, acidez pontual e leve adstrigência, que persiste no bom final frutado, com baunilha. Avaliação: 90/100 Pontos.

Almaúnica Reserva Pinot Noir 2014 – elaborado com 100% Pinot Noir, com passagem em carvalho francês, de primeiro uso, por 18 meses. Teor Alcoólico de 13%.  A coloração é de um cereja escuro com halos violáceos, muito brilho e transparência.  Os aromas são nítidos, com morango, cereja  e framboesa, ameixa seca, leve chocolate e toque de madeira. Na boca mostra um corpo médio, com taninos macios e suaves, bem integrados às frutas. Acidez equilibrada. Leve adstrigência e amargor.  Um agradável final frutado, com leve madeira. Avaliação: 90/100 Pontos.

Almaúnica Reserva Malbec 2013 – elaborado com 100% Malbec, produzida numa única parcela, em vinhedos próprios, com baixa produção para aportar mais complexidade ao vinho. Passou 18 meses em carvalho (50% francês e 50% americano). Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um rubi intenso, com reflexos violáceos e muito brilho. Os aromas mostram frutas vermelhas e negras como cereja, cassis e amora,  baunilha e chocolate. Na boca apresenta boa estrutura de taninos macios e muito bem equilibrados e integrados ao frutado. Final mostrando baunilha e frutas. Avaliação: 88/100 Pontos.

Almaúnica Reserva Syrah 2014 – foi elaborado com 100% Syrah, proveniente dos vinhedos próprios, no Vale dos Vinhedos. Passou 18 meses em carvalho, sendo 50% francês e 50% americano, a metade de barricas novas e a outra metade de barricas de segundo uso. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um vermelho púrpura intenso, com muito brilho e transparência. Os aromas são complexos, com frutas maduras (amora, ameixa,framboesa, cereja), especiarias, leve herbáceo, couro, algo tostado e toque floral. Na boca as sensações olfativas se repetem, num bom corpo e taninos bem integrados às frutas. Um longo final com chocolate e toque floral. Ótima evolução em relação a degustações anteriores. Avaliação: 90/100 Pontos.

Almaúnica Reserva Espumante Extra Brut Nature – elaborado com 50% de Chardonnay  e 50% de Pinot Noir,produzido pelo método tradicional, sendo que do volume total do vinho base, 20% maturou em barricas de carvalho francês. Permaneceu 24 meses nas caves subterrâneas da vinícola, obtendo maturação sobre leveduras. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um amarelo intenso e brilhante. Mostra finas e intensas borbulhas, criando um rico perlage. Os aromas apresentam frutas cítricas, abacaxi, e maçã verde. Na boca apresenta uma excelente untuosidade e cremosidade, muito seco e uma acidez equilibrada. Um agradável final amanteigado.  Avaliação: 89/100 Pontos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.