SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil

galeria_14542_0209174030

Eduardo Silva , do restaurante Ostradamus, de Florianópolis, foi o vencedor do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2015”. Eduardo Silva  foi eleito o vencedor pelos jurados Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos português, Duarte Calvão, especialista gastronômico e diretor do festival “Peixe em Lisboa”, e ainda Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a entidade que regulamenta e promove os Vinhos do Alentejo.

A grande final teve um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o vencedor recebido como troféu um decanter de cristal gravado, da Riedel, e o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2015”.

Mais do que o prêmio, os oito finalistas dessa 2ª edição levam de Portugal o fato de terem conhecido de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de uvas e os distintos “terroirs” da região portuguesa, que há muito lidera o mercado português e que é a mais destacada dos vinhos portugueses no Brasil. Os oito finalistas estiveram durante toda uma semana em contato com os produtores do Alentejo. O programa da visita teve como objetivo o contato real dos sommeliers brasileiros com os produtores e os enólogos da região alentejana.

O Brasil é um dos principais mercados de importação de vinhos do Alentejo. Em 2014, a região alentejana, que é também a preferida à mesa dos consumidores portugueses, registou quase 3 milhões de litros de volume exportado para o mercado brasileiro, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.