SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Manuscrito Tempranillo 2015

20190707_122729

Depois de dedicar a vida aos vinhos de seu país, a conhecida enóloga uruguaia Estela de Frutos, chamada de “Dama do Tannat”, deu uma guinada em sua carreira e  resolveu voltar a atenção para a Espanha, onde havia estudado Enologia. Estela localizou vinhas velhas de castas autóctones no norte espanhol, e com elas produz os tintos e brancos Manuscrito, oito vinhos inovadores, que expressam a sua maneira de interpretar oito diferentes Denominações de Origem (DO) locais. Em sociedade com o irmão Alejandro de Frutos, que mora na Espanha, Estela criou a Bodega Terra Furati, dona da marca Manuscrito. A empresa não tem vinhedos. Para descobrir viticultores parceiros, Estela e o sobrinho Juan Sebastian percorreram 4 mil km no norte do país. Encontraram preciosidades, como vinhas velhas da rara uva branca basca Hondarrabi Zuri e vinhedos de Tempranillo em Ribera del Duero com mais de 90 anos de idade. Os vinhos Manuscrito não passam por barricas de carvalho, pois a ideia é serem 100% expressão das castas espanholas típicas. Os brancos ganham volume e complexidade por ficarem em contato com as borras e os tintos envelhecem na garrafa.

Manuscrito Tempranillo 2015 – elaborado com 100% Tempranillo ,sem passagem por madeira. Teor Alcoólico de 15%. A coloração é de um rubi com halos alaranjados e muito brilho. Os aromas mostram amora, framboesa, cereja,  frutas passificadas, menta, coco tostado e algo de café. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos marcantes, bem integrados ao frutado e acidez equilibrada. Longo final frutado com o café se mostrando. Avaliação: 92/100 Pontos. Preço: R$ 140,00, na La Charbonnade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.