SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Leyda Reserva Pinot Noir 2019

20201219_092308

Viña Leyda está localizada no lado oeste da Cordilheira Chilena e a apenas 4 km do Oceano Pacífico. Foi pioneira neste vale, criando a nova denominação de origem, D.O. Vale de Leyda em maio de 2001. A Viña Leyda foi fundada em 1998, no Vale de Leyda, local hoje reconhecido como a última grande inovação da vitivinicultura chilena. Tradicionalmente, o vale de Leyda tem sido uma área de pastagens naturais e culturas básicas, como trigo e cevada. Depois de avaliar as condições potenciais da área, foi feito um investimento crucial que permitiu que a água fosse trazida do rio Maipo por um gasoduto de oito quilômetros. Na verdade, a Leyda plantou vinhas para um total de 230 hectares. Antiga estação de trem na linha de Santiago para a costa, o prédio azul de Leyda era um ponto de passagem histórica para o Oceano Pacífico. Tornou-se tanto um marco quanto um ditado, em espanhol, “la ida al mar” (caminho para o mar), com o tempo, Leyda. Em 1983, o edifício da estação foi queimado por um incêndio acidental. Apesar disso, as casas azuis foram homenageadas e estão presentes no logo da vinícola Viña Leyda e nos rótulos de seus vinhos. Viviana Navarrete, enóloga chefe da Leyda, foi escolhida pela Wine Enthusiast como uma das 10 mulheres líderes na indústria do vinho do mundo, responsável pela produção dos melhores vinhos de climas frios do Chile.

 

Leyda Reserva Pinot Noir 2019 – elaborado com 100% Pinot Noir,  com amadurecimento em barricas de carvalho francês por 6 meses. Teor Alcoólico de 13,5%. A coloração é de um vermelho violáceo com reflexos rubi, brilhante e cristalino.  Os aromas mostram cereja negra, framboesa, especiarias, algo floral e toquemineral.  Na boca apresenta taninos macios e acidez moderada, com textura aveludada e excelente equilíbrio. Bom final frutado  com  o mineral se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos. Preço: R$105,00, na Via Vini.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.