SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Guicciardini Strozzi Morellino di Scansano 2018

20200611_121943

O Tenute Guicciardini Strozzi é um histórico produtor de vinhos italianos, com vinhedos em toda a Toscana e na Isola di Pantelleria, na costa da Sicília. A propriedade original de Tenuta Villa Cusona, com 530 hectares, remonta a 994 D.C. e está situada perto da cidade de San Gimignano. Este é o berço do vinho mais icônico de Tenute Guicciardini Strozzi, o Vernaccia di San Gimignano, produzido pela primeira vez em 1200. A família Strozzi Guicciardini é uma das famílias nobres mais proeminentes da Toscana desde o século XV, tendo desempenhado papéis importantes no cenário político e econômico não apenas da Toscana, mas também na Itália e em toda a Europa. Hoje, Guicciardini Strozzi ainda é uma empresa familiar, administrada pelo príncipe Girolamo Strozzi e sua esposa Irina, com suas duas filhas, Natalia e Irina Jr. No topo da Villa Cusona, Strozzi tem várias outras propriedades. A propriedade Poggio Moreto foi comprada em 1998 e é dedicada à produção de vinho Morellino di Scansano. Um ano depois, o Villa Le Pavoniere em Bolgheri foi adicionado ao portfólio e consiste em plantações de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Syrah. A Tenuta I Massi, em Massa Marittima, foi comprada em 2000 e, quatro anos depois, a empresa expandiu-se para a vinificação siciliana com a aquisição da Coste di Kuddia e de suas vinhas de Moscato d’Alessandria.

Guicciardini Strozzi Morellino di Scansano 2018 - elaborado com Sangiovese e Ciliegiolo, com amadurecimento por 9 meses em tanques de Inox. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um rubi de boa intensidade e muito brilho. Os aromas mostram frutas vermelhas (cereja, amora, morango), algo de resina e toque floral. Na boca apresenta um  corpo médio, com taninos suaves, bem integrados, e acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato. Bom final com o toque floral se mostrando. Avaliação: 89/100  Pontos. Preço: R$79,90, na E-Vino. Observação: conhecida também como Brunellone, Criminese, Riminese e Sangiovese Polverso Bonechi, a uva Ciliegiolo não tem uma história documentada e definida, embora vários especialistas afirmem que a variedade seja nativa da Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.