SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Guia de Vinhos portugueses

guia-popular-de-vinho-def-def-jpg

O jornalista e crítico de vinhos Aníbal Coutinho – em conjunto com o enólogo e produtor sul-africano Neil Pendock – lançaram a mais recente edição do Guia Popular de Vinhos (2017). Esta obra, apenas engloba de vinhos com um custo de prateleira entre 2 e 10 euros. E não avalia todos os vinhos nesta faixa de preços: é antes uma seleção dos melhores vinhos, que os autores degustaram ao longo de um ano em Portugal . Ou seja, ao contrário de outros guias de vinhos, este Guia Popular de Vinhos está destinado a todos aqueles que, sendo consumidores regulares de vinhos, procuram apenas a melhor relação preço-qualidade (e daí, talvez, a designação de “Guia Popular”).
O guia é prático e fácil de consultar, contendo 240 páginas, com os vinhos separados por categorias: efervescentes, tranquilos e fortificados. Os tranquilos, já agora, são os não-espumantes e os não-fortificados. Ou seja, os brancos, rosés e tintos. Esta é de longe a categoria com mais entradas e por isso está separada por regiões vitivinícolas. Cada vinho/garrafa tem a sua própria fotografia e uma série de indicações, incluindo uma breve nota de prova, com as castas que o compõem. Em alguns vinhos, uma simbologia com corações (1, 2 ou 3) indica a preferência dos autores: quantos mais, melhor. Este ano, o guia inclui uma classificação de cada vinho (salvo algumas exceções), com notas n a escala de 0 a 100. Por outro lado, os preços dos vinhos entram todos numa de duas escalas: de 2 a 5 euros ou de 5 a 10 euros. No final da obra, um capítulo é inteiramente dedicado aos “Melhores entre os melhores”, separados por categorias.
O Guia Popular de Vinhos 2017 custa €10,72.

Fonte: Revista de Vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.