SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Guaspari Syrah/Vista do Chá 2011

GE DIGITAL CAMERA

Vinícola Guaspari  está localizada numa  antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal (Estado de São Paulo). O projeto foi iniciado em 2006 quando foram plantadas as primeiras videiras de variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Dois anos após o primeiro plantio, a vinícola foi construída. Gradualmente, a área de plantio veio sendo ampliada, chegando hoje a 50 hectares com os vinhedos divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva . São plantadas Syrah – 17 ha , Viognier – 4 ha,Pinot Noir – 6 ha, Cabernet Franc  – 2,5 ha, Cabernet Sauvignon – 5 ha, Merlot , Sauvignon Blanc – 8,5 ha , Chardonnay – 8,0 ha  e Muskat – 3,0 ha.Uma das grandes inovações do projeto da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos de Portugal, Estados Unidos, Chile e Austrália. O projeto arquitetônico preservou o estilo das antigas fazendas de café da região, integrando cultura e estética locais. O centro de vinificação é uma antiga tulha de café adaptado para vinicultura.

Guaspari Syrah/Vista do Chá 2011 – elaborado  com 100% da cepa, proveniente do Vinhedo Vista do Chá. A fermentação foi realizada em cuba de aço inox, com 25% de cachos inteiros. Amadureceu por 24 meses em barricas de carvalho francês. Teor Alcoólico de  14%. A coloração é de um intenso rubi violáceo, com muito brilho. Os aromas são intensos e complexos, mostrando frutas maduras (cereja, amora, groselha), geléia de frutas, toque floral, tostado, cacau e especiarias (pimenta, cravo). Na boca apresenta um ótimo corpo, bom volume, com  taninos intensos e suaves, bem integrados ao frutado e a acidez perfeita. É, sem dúvida, um dos melhores vinhos nacionais. Avaliação: R$ 92/100 Pontos. Preço: R$ 128,27, na vinícola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.