SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Quercus Beli Pinot 2013

GE DIGITAL CAMERA

Na fronteira entre a Eslovênia e a Itália encontramos  uma região de grandes vinhos brancos. Do lado italiano, fica a região delimitada de Collio Goriziano (ou apenas Collio DOP), dominada por colinas repletas de terraços plantados com vinhedos, a meio caminho entre a cadeia dos Pré-Alpes e o mar Adriático. As colinas se estendem até o lado esloveno, formando uma única região vinícola dividida pela fronteira entre os dois países. Do lado esloveno, ela é chamada de Goriška Brda, que se traduz como “colinas deGorizia”. Dos dois lados da fronteira há o mesmo solo, mesmo clima, enfim, o mesmo terroir, e portanto, o mesmo potencial para produção de grandes vinhos, principalmente os brancos. Nesta região, a Pinot Blanc - que na Itália é chamada Pinot Bianco, e em esloveno é Beli Pinot - se dá particularmente muito bem, resultando em vinhos varietais frescos e estruturados, normalmente sem passagem por madeira, o que lhe permite expressar melhor as características típicas da casta. De lá vem o Quercus Beli Pinot 2013, produzido pela cooperativa  Vinska Klet Goriska Brda. É  a maior produtora da regiãoFundada  em 1957, hoje conta com 1000 hectares de vinhas e pertence integralmente aos seus 400 cooperados, famílias que cultivam em média apenas 2,5ha cada uma, com grande devoção. Todas as uvas são colhidas manualmente, e cultivadas com “agricultura integrada”, que significa um cultivo mais ecologicamente consciente, abstendo-se de utilizar aditivos industriais sempre que possível, para não poluir o solo, águas e as uvas com substâncias potencialmente danosas à saúde.

Quercus Beli Pinot 2013 – elaborado com 100% Beli Pinot (Pinot Bianco) de vinhas entre 10 e 30 anos plantadas em terraço, com amadurecimento em tanques de aço inox,  durante 1 mês sobre as borras, depois é trasfegado, e descansa em tanques de inox por mais 5 meses antes de ser engarrafado. Teor Alcoólico de 13%. A coloração é de um  amarelo-palha de intensidade média. Os aromas mostram  frutas em calda ( abacaxi e pêssego), além de um toque defumado. Na boca apresenta  boa acidez, que suaviza e deixa aparecer o corpo untuoso, cheio, e saboroso. Bom final fresco com os aromas frutados se mostrando. Avaliação: 88/100 Pontos. Preço: R$ 40,00, na Winelands.

Uma resposta a Quercus Beli Pinot 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.