SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Filosofando (4)

sergio-paula-santos-adega-1-0

Médico Otorrinolaringologista, formado pela USP. Morou e estudou nos Estados Unidos, França, Alemanha e Escandinávia. Pertenceu  a confrarias internacionais e nacionais (algumas que ele fundou) de vinho e de gastronomia.Escreveu sobre vinhos no Estadão, na Folha, no Globo e em várias revistas especializadas. Faleceu em 4 de maio de 2010, aos 80 anos.

 Lí e releio sempre todos os seus livros. Deles tirei algumas frases marcantes de sua enofilosofia, para compartilhar com os amigos. Vamos a elas: 

      * Se, como o próprio Cristo fez saber, o vinho é o seu sangue, por que não continuaria sendo pelos tempos objeto de seus cuidados, de sua atenção e mesmo de seus milagres?

      * Ocorrem de fato milagres no mundo do vinho, onde as visões e aparições se materializam, se liquefazem e chegam ao nosso copo

      * Sendo o hábito de beber um prazer gustativo eminentemente social, pois normalmente não se bebe só, por que deixar a garrafa pela metade?

      * Existirá na natureza e na condição humana alguma coisa mais intrinsicamente ligada à Igualdade, à Fraternidade e à Liberdade do que o vinho?

      * Mesmo mal acompanhado, o vinho contemporâneo possivelmente seja ainda o mediador e o ponto de contato, como o foi em toda história, entre o homem e seu Criador. Afinal vinho e homem são ambos suas criaturas

      * Assim como em tudo na vida e também para as coisas do vinho, existem vários “métodos” de se fazer as coisas, mas apenas duas maneiras, bem ou mal

 

      * Felizmente parece ocorrer o mesmo com o vinho: quanto mais se prova mais se o deseja

      * Não se deve comparar vinhos, mas apreciá-los menos ou mais, em sua individualidade

      * Enfim, em matéria do Vinho do Porto parece que quanto mais se fala, mais haveria de dizer

      * O vinho criado e feito pelo homem, retribui a este seus cuidados

   É uma pequena amostra, um aperitivo. O melhor é ler todos os livros do Dr. Sérgio de Paula Santos. Alguns ainda estão nos catálogos das editoras. Outros você terá que garimpar em sebos. Pode começar hoje. Não haverá arrependimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.