SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Falando de Pera Manca

pera manca

A origem do vinho Pêra-Manca perde-se na escuridão medieval. Seus vestígios remontam aos idos de 1300, quando uma aparição de Nossa Senhora a um pastor teria fixado nos arredores de Évora, no Alentejo, um local de peregrinação religiosa, mais tarde sede de uma igreja e de um convento da Ordem de São Jerónimo. A mesma história reza que os frades mantiveram ali vinhedos nos séculos XV e XVI, onde produziam o vinho Pêra-Manca, o mesmo que acompanhou navegantes portugueses a bordo de suas naus em direção às Índias na era dos descobrimentos. Diz a lenda que até mesmo Pedro Álvares Cabral trouxe tonéis de Pêra-Manca nas caravelas que desembarcaram na costa brasileira. Acredite-se ou não em tudo isso, é certo que há uma longa história para ser sorvida em cada taça desse vinho de exceção feito desde 1990 pela Fundação Eugénio de Almeida.

 

A marca Pêra-Manca é muito antiga mas, em verdade, a história moderna deste vinho começa em 1990, quatro anos após ter surgido no mercado o primeiro vinho da FEA, o Cartuxa. E logo na primeira edição o Pêra-Manca surgiu em branco e tinto. A escolha do vinhedo recaiu em três parcelas, duas de Aragonês e uma de Trincadeira e deste então tem sido sempre esta a origem das uvas, apenas variando a percentagem de cada uma das castas. Até por isto mesmo o Pêra-Manca acaba por ser um bom representante do clássico tinto alentejano, já que estas duas variedades são as que melhor se encaixam no conceito de “tradicional alentejano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.