SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Espanha pode ter mais de 500 uvas autóctones

0003CF939D5DF3

Os resultados de um estudo liderado pela Comunidade de Madrid surpreenderam a comunidade vitivinícola da Espanha: o país poderá ter mais do dobro das castas autóctones até agora reconhecidas. Até agora, estavam identificadas 235, número que subirá para 536 se forem oficializadas as conclusões do trabalho levado a cabo por 25 centros de investigação e mais de 70 investigadores.

O trabalho implicou a análise de 1763 amostras e incluiu centenas de comparações de perfis de DNA. Todas as amostras foram comparadas umas com as outras, nomeadamente com as Comunidades vizinhas, de forma a evitar redundâncias. Foi a primeira vez que as 17 Comunidades espanholas se juntaram num trabalho deste tipo, o que permite antever um consenso alargado na conservação dos recursos genéticos da vinha em Espanha.

Com cerca de um milhão de hectares, a Espanha detém a maior área de vinha do mundo e é o terceiro maior produtor do planeta.

Fonte: Revista de Vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.