SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Era dos Ventos Espumante Branco Nature

20200104_151809

Luiz Henrique e Talise Zanini, vinicultores gaúchos, se juntaram a Pedro Hermeto, do Restaurante Aprazivel, do Rio de Janeiro, e ao Enólogo Álvaro Escher, para criar a Vinícolla Era dos Ventos. É uma vinícola experimental localizada na Serra Gaucha.

Peverella foi a primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa da região do Vêneto, na Itália. Foi extinta quando chegaram outras variedades viníferas viáveis economicamente e por força do marketing. A palavra Peverella é originária de ‘pevero’, que do dialeto para o português significa pimenta. Seu sabor levemente picante na ponta da língua lhe confere o nome à variedade. Esta variedade foi resgatada pela Vinícola por seu caráter histórico-cultural e diferencial.

Era dos Ventos Espumante Branco Nature – elaborado com 100% Peverella. Sendo que as uvas foram parcialmente desidratadas. Mais do que isso, elas provêm de duas safras: da 2017 e de uma longínqua 2011! Elaborado pelo método tradicional, faz um estágio de 2 anos “sur lie”. A presenta perlage fino e persistente. Teor Alcoólico de 12%.  A coloração é de um palha dourado, com muito brilho. Os aromas mostram notas de frutas cítricas e florais, como flor de laranjeira e rosa branca bem integrados, com uma nota discreta de amêndoa e casca de pão. Na boca o espumante é equilibrado, persistente, seco e com acidez presente. Apresenta grande maciez e cremosidade no longo final. Avaliação: 93/100 Pontos. Preço: R$ 270,00, na Vinhos & Sabores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.