SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Eolo Tannat Gran Reserva 2009

GE DIGITAL CAMERA

Em 1920, Angelo Fallabrino chegou em Montevidéu, com a sua família, fugindo da primeira guerra mundial. Nativo de Alexandria, conhecia a arte de produzir vinhos e criou, em 1947, em Atlantida,  a maior vinícola no Uruguai. Seu filho Alexander ,seguindo seus passos,  se destacou como um dos inovadores na produção de vinhos no Uruguai  nas décadas de 70 e 80. Com a morte de Alexander em 1991 e de Angelo em 1993,  Pablo , um dos três filhos de Alexander, assumiu o comando da empresa em 1995 e construiu uma adega com equipamento importado da Italia, produzindo a primeira safra em 1998. A vinícola, hoje, está sob o comando de Pablo Fallabrino e Mariana Cerutti. É enólogo e surfista, o que não é uma combinação muito frequente no tradicional mundo do vinho. A empresa possui 37 hectares de vinhedos, onde são cultivadas as seguintes variedades: Tannat, Cabernet Sauvignon, Trebbiano, Chardonnay e Nebbiolo.  Viñedos de los  Vientos está localizado a poucos quilômetros do encontro entre o Rio de la Plata (o maior estuário do mundo) e do Oceano Atlântico, e por isso tem o influxo de correntes de vento oceânicas, proporcionando uma brisa fresca e um clima ideal para o amadurecimento das uvas.

Eolo Tannat Gran Reserva 2009

Uva: Tannat (85%) e  Ruby Cabernet (15%)

Amadurecimento: 36 meses em barricas de carvalho francês

Teor Alcóolico: 14%

País: Uruguai

Região: Atlantida

Vinícola: Viñedo de los Vientos

Preço: R$ 86,00 (R$ 69,70 aos membros do Clube W), na Wine

A coloração é de um intenso rubi, com reflexos violáceos. Os aromas mostram frutos vermelhos, menta e a presença marcante da madeira, com notas lembrando cedro.  Na boca apresenta um corpo médio, com os taninos suaves e bem integrados ao frutado, leve adstringência e acidez pontual. Final frutado com toques de menta e cedro.

Avaliação: 92/100 Pontos

Observação: um vinho com estrutura e caráter gastronômico, de bom custo/qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.