SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

El Principal na Decanter Rio Preto

GE DIGITAL CAMERA

A Enoteca Decanter Rio Preto promoveu, na noite de ontem, mais um de seus eventos enogastronômicos, reunindo dezenas de enófilos da região. Tendo por local o Restaurante Annjur, o Chef Winemaker da Viña El Principal, Gonzalo Guzmán (na foto com Sérgio e Sabrina Musolino, organizadores do evento) foi o responsável pelas informações sobre a vinícola e seus vinhos.

Viña El Principal está localizada em Pirque, no Maipo, no vale superior nas colinas do sopé, a 800 metros acima do nível do mar. Dada a sua proximidade com o piemonte, a influência da Cordilheira dos Andes é marcante no desenvolvimento das vinhas. As temperaturas máximas são moderadas durante o dia, sendo fortemente reduzida a noite, produzindo uma variação que pode atingir os 20 ° C no verão. Esta grande diferença de temperatura permite uma maior síntese de compostos fenólicos e uma melhor maturação dos polifenóis e taninos, produzindo vinhos de taninos maduros e elegantes. Os vinhos tintos são  pura expressão do terroir, sendo produzidos somente assemblages, com parcelas diferentes de castas, que variam a cada safra, dependendo das condições da maturidade  em função das características especiais do clima durante o ano.

São produzidas três linhas de vinhos: Calicanto – de grande expressão da fruta, de corpo médio, fresco e equilibrado; Memória – combinação perfeita de estrutura e equilíbrio, com taninos firmes mas sedosos e El Principal – é  o vinho emblemático da Viña, elegante com um elevado potencial de envelhecimento. A vinícola também produziu o Auqui, um Sauvignon Blanc, exclusivo para o mercado brasileiro e que agora será substituído por um Verdejo.

Os vinhos degustados foram harmonizados com duas opções de pratos, da Chef Ana Cremonezi, que pratica uma Cozinha Contemporânea com influência espanhola, no Restaurante Annjur. O Auqui 2014 foi harmonizado com Cilindros de Peixe e Camarão Crocante ou Tartare de Carne; o Calicanto 2012 com Panceta ou Batatas Bravas; os vinhos Memórias 2011 e El Principal 2011 com Raviolone Verde de queijos espanhóis ou Filé Mignon com Arroz Negro. Na sobremesa, Mil Folhas de Doce de Leite, com sorvete de banana e farinha de amendoim. Perfeito.

Destaque para o  estilo moderno do Restaurante, com Rodrigo Medrano (esposo da Ana) no comando, que apresenta uma charmosa decoração retrô. Mais um excelente evento promovido pela Enoteca Decanter Rio Preto!

No próximo post falaremos dos vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.