SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Dona Fátima Jampal 2015

20181229_175032

A Vinícola Manzwine, localizada na Vila de Cheleiros distrito de Setúbal , a 20 minutos de Lisboa, é propriedade do brasileiro André Manz, ex-jogador de futebol que  ao mudar-se para esta localidade em 2004, queria apenas fazer um vinho para consumo da família, pois era um apreciador da bebida. André Manz criou o projeto chamado Biomanz, que tem como objetivo recuperar variedades esquecidas. A descoberta de uma uva branca chamada Jampal, praticamente extinta em Portugal, fez com que André  decidisse produzir um vinho com esta casta. André Manz é o único produtor do mundo a produzir um varietal com a Jampal e o único produtor portugues com um vinhedo certificado de Jampal. A variedade não foi abandonada pela qualidade, mas por oferecer baixo rendimento, tornando o vinho caro. O resultado foi surpreendente: o seu vinho era diferente de tudo o que se havia provado até então, constituindo uma oportunidade de negócio inesperada e o mote para a produção de outras castas portuguesas tintas mais antigas, assim como para a exploração de vinhas nas regiões nobres do Alto Douro e Palmela. Hoje a Manzwine é produtora de seis tipos de vinhos em Lisboa, Peninsula de Setubal e Douro.

Dona Fátima Jampal 2015 – elaborado com 100% Jampal, com passagem em barricas de carvalho francês, onde estagiou 6 meses em sistema de ´´batonage´´. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um amarelo citrínico com muito brilho. Os aromas mostram banana, lima, carambola, notas de tosta, baunilha, coco e um toque floral. Na boca apresenta untuosidade, bom corpo,  acidez firme, num conjunto fresco, aromático, persistente e envolvente. Longo final com o toque de lima se mostrando. Avaliação: 91/100 Pontos. Preço: R$ 129,00, no Espaço DOC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.