SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Coravin no Brasil

coravin

Coravin está a venda no Brasill. É um equipamento para tirar o vinho da garrafa e, ao mesmo tempo, injetar um gás inerte para manter a conservação – tudo sem tirar a rolha. Inventado por Greg Lambrecht, pesquisador de equipamentos médicos formado no MIT, o aparelho introduz uma agulha fina através da rolha e injeta argônio dentro da garrafa. O gás entra e faz o vinho sair pela mesma agulha. Depois, retiramos a agulha e a incrível propriedade da cortiça de se recompor sela novamente a garrafa com o argônio dentro, evitando a entrada de ar.

E o Coravin funciona? Não experimentei. Publico a opinião (sempre muito séria) dos especialistas da Revista Adega: “alguns vinhos se transformaram mais que outros desde a primeira vez que havia degustado, mas todos continuavam deliciosos. Alguns pareciam ter passado por uma aeração no decanter, enquanto outros precisavam ainda de tempo em taça para abrir. Todos esperávamos que os brancos, orgânicos ou biodinâmicos, pudessem ser afetados, mas não foi o que aconteceu. Parece, sim, que, quando a quantidade na garrafa se aproxima de um quarto do volume, a transformação é mais intensa, mas precisamos fazer testes com algumas garrafas do mesmo vinho e com esse objetivo em mente para tirar uma conclusão definitiva. Certo é que o Coravin funciona, e muito bem”.

O custo é um obstáculo: entre R$ 2,8 mil e R$ 3,56 mil, dependendo do modelo, no site da importadora Concept.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.