SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Conde D’Ervideira Vinho da Água 2014

GE DIGITAL CAMERA

As herdades do Monte da Ribeira (Vidigueira) e da Herdadinha (Reguengos de Monsaraz), pertencem à família Leal da Costa, descendente direta do Conde D’Ervideira, agricultor alentejano de sucesso do fim século 19 e princípio do século 20. O Conde D’Ervideira, que recebeu o título de D. Carlos I pelas funções de dirigente de instituições de serviço e apoio social que desempenhou na região de Évora, deu inicio à produção de vinho em 1880, como atestam as garrafas que ainda hoje a empresa exibe, orgulhosamente, na sala de provas da atual adega. Com 160 hectares de vinhedos, divididos entre as fazendas Vidigueira e Reguengos, a administração do Ervideira é realizada pela matriarca da família D. Maria Isabel e seus seis filhos, sendo Duarte Leal da Costa, o diretor-executivo. A direção enológica está sob direção de Nelson Rolo.

A Ervideira “afundou” 32 mil garrafas do Conde D’Ervideira Reserva Tinto 2014, o seu vinho topo de gama, na Albufeira de Alqueva, junto á Amieira Marina. A idéia era a de fazer uma experiência. Em vez do vinho estagiar numa adega foi estagiar nas águas frias da Albufeira. Depois de seis meses, estagiando a 30 metros de profundidade, as garrafasforam retiradas. A ausência de luz, aliada a uma temperatura constante de 17o C, fez nascer um vinho bastante mais intenso. O sucesso da experiência levou a que a empresa anunciasse um aumento de produção para a vindima de 2015.

Interessante o relato da retirada do vinho da água. ”Era grande a expectativa, junto à Amieira Marina, com uma multidão a olhar de forma quase impaciente para o barco que, devagar, cruzava as águas do Alqueva. Ao longe, quase sorrateiramente, duas cabeças emergem de dentro da água e com satisfação anunciam que tinham encontrado uma das caixas escondidas no fundo da albufeira. Não era o saque de nenhum navio. Era a primeira de seis caixas que a Ervideira tinha submergido nas águas da barragem em junho e outubro do ano passado. Regressavam à tona, de cada vez, 350 garrafas do vinho Conde D’Ervideira Reserva Tinto 2014, agora batizado de Vinho da Água. Não foi fácil retirar as garrafas da água. A custo, os mergulhadores localizaram cada uma das caixas e prenderam um cabo com uma boia a cada uma delas. Depois, com o auxílio de uma carrinha, lentamente as caixas foram puxadas do fundo da albufeira até chegarem à margem. A manobra só ficou terminada depois de uma empilhadora retirar a caixa da margem e a colocar em terreno seco para que fosse aberta. Mas esta era apenas uma fase do longo processo de criar um vinho único na água. Foi preciso ainda analisar cada uma das garrafas para garantir a integridade do lacre, lavar uma a uma para depois lhe colocar o novo rótulo, já com a marca Vinho da Água. As águas do Alqueva vão continuar a receber garrafas. No dia em que as primeiras foram retiradas das profundezas, outras ocuparam o lugar estando prevista uma rotação de 32 mil garrafas. Ou seja, vai-se transformar o fundo da albufeira numa espécie de armazém subaquático com um mínimo constante de 15 mil, estando já a ser testada a mesma solução nos vinhos brancos. Para isso vão colocar na água três ou quatro mil garrafas para depois se analisar o resultado.

Conde D’Ervideira Vinho da Água 2014 – elaborado com Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, com amadurecimento de 8 meses em barricas novas e mais 8 meses na garrafa, debaixo de água. Teor Alcoólico de 14%. A coloração é de um rubi profundo violáceo e brilhante. Os aromas mostram frutas vermelhas, compotas de frutas vermelhas, leve resina e madeira. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos suaves, bem integrados e acidez equilibrada, com boa estrutura. Bom final frutado com a compota se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos. Preço: R$ 200,00 no Santa Madonna

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.