SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Cataccini e a Superlua

cataccini

O Luiz Carlos Cattacini sempre nos brinda com seus textos cativantes E dessa vez, não foi diferente, quando fala da Superlua. Repasso aos amigos.

“Amanhã teremos a rara Superlua, quando o satélite na fase cheia passa pelo ponto mais próximo da terra, devido sua órbita ligeiramente elíptica.

Na Superlua, devido ao astro estar mais perto da Terra, o enxergamos 14% maior e 30% mais brilhante: leve seus óculos escuros, você pode não suportar tanta claridade…

Este ano o fenômeno será mais incomum ainda pois acontecerá junto de um eclipse lunar, tornando o momento mais especial ainda. E o Brasil estará em posição privilegiada, pelo menos neste quesito, para acompanharmos estes dois fenômenos astronômicos.

A última vez que um eclipse aconteceu numa Superlua foi em 1982 e a próxima só acontecerá daqui a 17 anos. Portanto não perca esta oportunidade.

Os eclipses foram durante muito tempo objetos de interpretações religiosas, mitológicas ou simbólicas. Cristóvão Colombo, que tinha um bom conhecimento astronômico, se aproveitou destas crenças para persuadir os habitantes da Jamaica. Para conseguir mais comida, ameaçou os indígenas dizendo que faria a lua desaparecer durante certa noite. Os apavorados jamaicanos pediram a Lua de volta logo que ela desapareceu e em troca de mais comida o descobridor da América “atendeu” o pedido.

Em momentos como este é importante para observarmos a nossa pequenez diante da natureza, do universo e aproveitar a ocasião para fazermos uma reflexão sobre a nossa vida, o que temos feito para os outros, o que podemos melhor como seres humanos e o que podemos fazer para o nosso Brasil. 

Aproveito, com uma taça Cattacini ao alto, para fazer um brinde à você, à natureza e ao Papa Francisco que está mostrando com simpatia, alegria, simplicidade e inteligência a verdade e com isso mudando o mundo: gostaria de enviar um Cattacini para ele, mas com se trata de uma missão quase impossível levanto uma taça em sua homenagem!

Saúde e paz!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.