SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Castas (A)

 

Agiorgitiko

A uva Agiorgitiko é a segunda mais plantada na Grécia e pertence às mais antigas do mundo. Essa uva compõe a maioria dos vinhos tintos da região de Nemea e é, por isso denominada Mavro Nemea. O nome  Agiorgitiko vem da cidade Agios Georgis. Essa uva também é conhecida como St. Georg. A Aorgitiko amadurece tarde, tem cor intensiva, é aromática e comparada com a Merlot. O vinho tinto produzido é encorpado, com aroma de frutas, escuro e pouco ácido.

Aglianico

A uva vermelha Aglianico é plantada primordialmente no sul da Itália. Os gregos já conheciam essa uva como  vitis hellenica e introduziram-na na Itália.  Aglianico amadurece tarde. Necessita de solo adequado para o plantio, como o vulcânico do sul da Itália. A partir da Aglianico são produzidos vinhos encorpados, vermelho-rubis, ácidos e com aroma característico, que envelhecem.

Airén

A uva branca Airén (ou Lairén)(foto) já obteve vários recordes. Com mais de 4.000 km² de vinhedos na Espanha nos anos 90, essa uva era concentrava a maior área de vinhedos do mundo. É o dobro da área total da Alemanha, Áustria e Suíça juntas. Hoje essa área quase não mais existe, sendo substituída por outras espécies. Airén é resistente  ao calor e à aridez, até mesmo na região de La Mancha e Valdepeñas, onde outras espécies não teriam resistido. Essa uva foi até agora cortada (misturada) a outras espécies como a Tempranillo ou para a produção de Brandy. Aos poucos, ela vem sendo retomada para a produção de vinho branco sem corte.

Aligoté

A uva branca Aligoté  tem origem em Burgund (século XVIII), onde ela ainda é plantada. A Bourgogne Aligoté serve à produção de vinho puro, dando origem a um vinho simples, leve e com fina acidez. Geralmente, serve o aperitivo Kir, sendo misturada a ao licor de Cassis. No leste europeru (Bulgária, Romênia, Ucrânia, Rússia e outras) a Aligoté serve à produção de espumantes. Pequenas áreas de Aligoté podem ser encontradas na Califórnia e no Chile.

Aubun

É uma espécie de uva vermelha que existe, primeiramente, no sul da França. Sua popularidade vem crescendo a cada ano. Essa uva também é conhecida como Carignan de Bedouin, Carignan de Gigondas, Counoise, Gueyne, Moustardier, Moutardier e Quenoise.  No passado, a Aubun era freqüentemente misturada à Counoise no plantio, confundindo-se a essa. É uma uva resistente, mas não ideal para vinhedos de qualidade.

Auxerrois

Da uva branca Auxerrois produzem-se vinhos pouco ácidos, verde-amarelados e com um buquê decente. Lembram o Weissburgunder. São produzidos em pequena quantidade na França e na Alemanha. O nome deve etr origem no condado de Auxerre (em Chablis na região do Burgund). Outras uvas também têm esse nome: na Elsácia, o Pinot Gris é chamado Auxerrois Gris, em Cahors o Auxerrois serve à Malbec e no Mosella, o Chardonnay é denominado Auxerrois Blanc. Chardonnay e Auxerrois têm os mesmos pais.

Fonte Adega 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.