SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Cacique Maravilla Vino Naranja 2017

20180426_164434

Cacique Maravilla é uma bodega familiar localizada em Bío-Bío ,ao sul do Chile, comandada por Manoel Moraga Gutiérrez. A família possuiu uma herança cultural de trabalhar há mais de dois séculos na elaboração de vinhos. O nome da Viña faz referência a um título honorífico concedido ao patriarca da família em virtude da convivência generosa com os povos originários que habitavam a região. O Chile tem mostrado  iniciativas muito interessantes no sentido resgatar  sua história vitivinícola através de cepas que foram emblemáticas nos primórdios da produção de vinhos no país. É nessa perspectiva que a vinícola da família Gutiérrez está se destacando. Importante salientar que os produtores desses vinhos se destacam por elaborar vinhos ancestrais conforme a tradição, mas sem perder de vista o cuidado, o zelo e a sanidade do processo de produção. Esta luz focada neste estilo peculiar de fazer vinhos fez com que os produtores e seus vinhos fossem vistos de outra maneira, bem como o interesse para conhecer e consumir tais vinhos aumentasse. Pode-se dizer que “pipeño” é um estilo de vinho. E este resgate dos vinhos pipeños e da  uva País expressam uma nova vertente dos vinhos chilenos preocupados em preservar o patrimônio cultural. A bodega Cacique Maravilla leva ao extremo o termo “rústico” ao produzir vinhos sem intervenção de química industrial, excluindo até mesmo a irrigação no cultivo das videiras. Em relação a vinificação são utilizadas leveduras naturais de vinhedos que superam 200 anos de existência. Assim, o objetivo é produzir vinhos que reflitam o que a terra oferece.

Cacique Maravilla Vino Naranja 2017 –  elaborado com 100% Moscatel de Alejandria, vinho branco elaborado com técnica de se fazer vinho tinto, fermentado com as cascas ,modo pouco usual, e praticamente abandonado há mais de 100 anos. Amadurecimento em barris de carvalho abertos. Teor alcóolico  de 13%. A coloração é de um dourado claro turvo (sem filtração) e brilhante. Os aromas mostram frutas tropicais frescas e maduras (pêssego, pera, maçã e abacaxi), frutas cítricas (lima, pomelo e limão siciliano), notas de damasco em compota, casca de laranja e toques  florais. Na boca apresenta ótimo frescor e acidez, sabores frutados que acompanham as notas aromáticas. Agradável final com o pomelo se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos. Preço: R$ 110,00, na Sonoma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.