SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Brasil compra menos Porto

Caves do Vinho do Porto

O mercado brasileiro teve no ano passado uma redução da procura de vinho do Porto, mas permanece como o terceiro maior consumidor do tradicional produto português fora da Europa. As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro somaram 3,79 milhões de euros em 2013, um resultado que fica 8,6% abaixo do alcançado no ano anterior, revelam as mais recentes estatísticas do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Os dados da instituição portuguesa mostram que o Brasil voltou a ficar em 2013 fora do “Top 10″ dos maiores mercados mundiais de consumo de vinho do Porto. No final de dezembro o Brasil ocupava a 11ª posição, num “ranking” liderado pela França, para onde Portugal exportou cerca de 78,9 milhões de euros em vinho do Porto.

O Brasil fechou 2013 atrás dos Estados Unidos da América (EUA), para onde Portugal exportou 29,6 milhões de euros, e do Canadá, com 15 milhões de euros.

Globalmente, atrás do Brasil estão mercados que em 2013 tiveram um consumo muito próximo, como foram os casos da Suíça e da Suécia, para onde foram exportados 3,6 e 3,4 milhões de euros de vinho do Porto, respectivamente.

Para 2014 o IVDP já definiu o Brasil como um dos mercados prioritários para promoção do vinho do Porto. Já para o próximo mês de abril está prevista a realização de seminários educativos no Brasil sobre o vinho do Porto, bem como provas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.