SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Barca Velha 2004

GE DIGITAL CAMERA

Lançado pela primeira vez em 1952, o vinho Barca Velha é um mito português, um dos grandes vinhos do mundo. Produzido apenas nos anos excepcionais, esta  é décima sétima safra do Barca Velha. Foram feitas 26.068 garrafas.  Nos grandes anos no Douro o vinho é produzido ainda sem saber se ele será Barca Velha ou Reserva Especial. Ao longo de sete anos o enólogo vai analisando o vinho, até dedicir se este será Barca Velha ou Reserva Especial, e às vezes não é nem um, nem outro, e acaba diluído na Quinta da Leda.Degustar um Barca Velha é sempre um momento  especial. O Alexandre Parma propiciou esse momento na confraria Amigos do Vinho.

Barca Velha 2004– elaborado com 40% de Touriga Nacional, 30% de Touriga Franca, 20% de Tinta Roriz e 10% de Tinto Cão, com amadurecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês. Teor Alcoólico de 12,5%. A coloração é de um rubi claro, com halos alaranjados de evolução, com média transparência em função de sedimentos  em suspensão. Os aromas mostram grande harmonia e complexidade, com forte presença de frutos vermelhos bem maduros, nuances florais, toques balsâmicos e uma excelente componente de especiarias.  Na boca apresenta paladar austero, com bom corpo, equilibrado entre acidez e teor alcoólico e uma estrutura de taninos firme e seca. Sente-se o equilíbrio dos sabores, a complexidade e a elegância.  Longa persistência com toques de ameixa, especiarias e de madeira nobre. Avaliação 97/100 Pontos. Oferecido pelo Alexandre Parma, para aquecimento na Confraria Amigos do Vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.