SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

Barão de Figueira Reserva 2014

GE DIGITAL CAMERA

A Quinta do Cardo fica na região da Beira Interior, sub-região de Castelo Rodrigo e está situada nas proximidades desta vila. As vinhas, cultivadas a uma cota média de 750 metros de altitude, estão protegidas pelas serras da Marofa e de Castelo Rodrigo e rodeadas pelos rios Douro, Coa e Águeda. Com 180 hectares, dos quais 69 são de vinha, toda ela certificada em modo de produção biológica, os restantes acolhem uma extensa reserva de sobreiros e floresta espontânea. As primeiras vinhas foram plantadas em 1932 e o reconhecimento da qualidade dos vinhos tem sido uma constante ao longo dos anos. A Companhia das Quintas adquiriu a propriedade em 2001 e manteve a qualidade indiscutível dos brancos e mostrou o potencial dos vinhos tintos de qualidade na região. Com um estilo pouco comum em Portugal, os vinhos tintos da Quinta do Cardo apresentam notas balsâmicas, grande frescura e complexidade.

 

Barão de Figueira Reserva 2014 – elaborado com com 40% Touriga Nacional, 40% Tinta Roriz e 20% Touriga Franca provenientes das vinhas de Castelo Rodrigo que são as mais altas de Portugal, com altitude de 700 m. Amadurecimento de  nove meses em barris de carvalho francês. Teor Alcoólico de 14%. A coloração é de um  rubi profundo  com muito brilho. Os aromas mostram cereja preta, framboesa, cassis, notas balsâmicas e um toque de fumo . Na boca apresenta corpo médio,  taninos firmes e acidez viva, repetindo as sensações do olfato. Médio final com o toque balsâmico se mostrando. Avaliação: 87/100 Pontos. Preço: R$ 27,90, no Makro Atacadista.  Curiosidade: diz a lenda que numa das vinhas mais altas de Portugal, a 700 metros de altitude, o Barão de Figueira tendo ficado preso pelo estribo de seu cavalo, enquanto passeava, fez a promessa de construir uma capela no local onde o cavalo parasse. E assim se fez.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.