SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

A Taça e o Vinho

l43-vino-bicchiere-bottiglia-130313114635_big

Pesquisadores da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio, liderados por Kohiji Mitsubayashi, desenvolveram um sistema de câmera para observar como o perfil químico de vinho é alterado à medida que é bebido em taças de formas diferentes e os resultados foram publicados no Chemistry World.

O sistema apresentava uma peneira de malha revestida com álcool oxidase, uma enzima que converte álcoois e aldeídos em oxigénio e peróxido de hidrogénio. A malha também caracterizado peróxido de rábano e o luminol, de modo que a presença de peróxido de hidrogénio poderia iniciar uma mudança de cor.

A malha foi colocada em cima de taças de vinho de tamanho variados como ​​para liberar o conteúdo sobre a borda. Uma câmera interpretou as reações químicas e alterando as cores para mapear a concentração e distribuição do etanol como deixou cada taça.A escolha da taça não é, portanto, apenas um capricho de sommeliers e especialistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.