SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

A noite do Wine Day São José do Rio Preto

GE DIGITAL CAMERA

A Bekaa Delicatessden, com Sérgio e Sabrina Musolino no comando, recebeu, na noite de ontem,mais de  uma centena de enófilos e apreciadores do vinho, no Wine  Day São José do Rio Preto, com os vinhos da Qualimpor. O evento, realizado na Forneria Casa Grande, foi complementado com um jantar planejado pelo Chef Thiago Caparroz (um bacalhau para acompanhar brancos e rosados, e um leitão assado para acompanhar os tintos). Estiveram presentes: David Baverstock, Winemaker e Diretor de Enologia da Esporão; Fernando Seixas, da Taylor’s Port; Pedro Araujo, da Quinta do Ameal; e João Roquete, da Qualimpor.

A Qualimpor é uma importadora de vinhos e azeites diferente das outras. Ela trabalha só com algumas vinícolas de Portugal e com a Freixenet, da Espanha. As vinícolas de Portugal são sócias do negócio no Brasil, o que permite um gerenciamento mais próximo e preços bem competitivos, pois controlam praticamente toda a cadeia, até chegar ao ponto-de-venda.

A empresa foi  criada em 1995 pelo português João Roquette, para importar e distribuir os vinhos e azeites da Herdade do Esporão, vinícola de seu irmão, localizada na região do Alentejo. Posteriormente, em 2002, João Roquette passou a importar também os vinhos da Quinta do Crasto, na região do Douro, pertencente ao outro irmão de Roquette.  No início de 2011 foi lançada a Quinta dos Murças, a nova vinícola do grupo Esporão localizada no Douro. Entre 2012 e 2014 passou a importar os produtos da gigante espanhola Freixenet e os vinhos do Porto da conhecida Taylor´s. Em 2015, incorporou em seu portfólio os vinhos da Quinta do Ameal.

No evento, foi possível provar produtos de todos os produtores representados no Brasil pela Qualimpor: a Freixenet, a maior produtora de cavas da Espanha; a Herdade do Esporão; a Quinta do Crasto; a Quinta dos Murças,  a Taylor’s Port e a Quinta do Aleal .

Destaque-se, ainda, os azeites apresentados em degustação, cujos sabores variaram dos tipos mais ácidos frutados e picantes, aos mais suaves e aveludados, da Esporão(6), da Crasto(2) e da Murças (1).

Comentaremos os vinhos nos próximos posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.