SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

A Lua Azul

BlueMoonCartoon

Hoje teremos a Lua Azul. O Luiz Carlos nos brindou, em 2012,  com um texto excelente, que compartilho, novamente, com os amigos, em 2015. Vamos lá.

Lua Azul

Quando num mesmo mês há duas luas cheias, a segunda é chamada de Lua Azul. Nesta sexta-feira, 31 de agosto, o fenômeno astronômico acontece novamente.

Apesar do nome, azul, infelizmente, não é de fato a cor com que a lua irá se apresentar hoje à noite aos nossos olhos.

A Lua Azul ocorre, em média, uma vez a cada dois anos e sete meses, sete vezes a cada dezenove anos e trinta e seis vezes num século.

As últimas ocorrências foram em 31/5/2007 e 31/12/2009, em plena virada de ano. As próximas estão previstas ocorrer em julho de 2015, janeiro e março de 2018, outubro de 2020, agosto de 2023, maio de 2026, dezembro de 2028…

O termo Lua Azul foi cunhado ainda no século 16, segundo alguns historiadores, porque para algumas pessoas a lua era azulada. Para outras, no entanto, era cinza. Depois de muita polêmica, concluíram que era impossível a lua ser azul. Porém, o termo tornou-se uma espécie de expressão linguística, com o significado de algo difícil ou impossível.

Assim, com esse significado de raro ou improvável, o termo foi usado para designar a segunda lua cheia que ocorre no mesmo mês, ou seja, a Lua Azul.

Dizem as cartilhas místicas que é um momento fantástico para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos. Além de favorecer a prosperidade e a abundância.

Se você não aproveitar o momento, coberto de misticismo, crenças e lendas para celebrar, só em 2015:

Olhei para o céu

Era a Lua Azul!

Lembrou-me do vinho

Que vinho?

Aquele do rótulo azul

Levantei uma taça de vinho

Brindei como se fosse a última!

A última Lua Azul

Com que vinho?

Aquele do rótulo azul

Bebi o vinho

Que vinho?

Vinho daquele azul

Que azul?

Cattacini, o vinho do rótulo azul!

 

Viva o azul da lua!

Lua Cattacini

 

Viva a Lua Azul!

Azul Cattacini”

Valeu amigo Cattacini!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.