SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

A confraria Clube dos Amigos do Vinho na casa do Alex

WA0035

A confraria Clube dos Amigos do Vinho realizou a sua reunião de maio na casa do confrade Alex, em Votuporanga. Presentes: além do anfitrião, Marco Antonio, José Manoel, Paulo Sérgio, Osvaldir, Osvaldir Filho, Pradela e André. Uma noitada especial onde pudemos conferir a simpatia e a gentileza do Alexandre e da Fabiana em receber o grupo para uma degustação harmonizada. A atração gastronômica foi um carneiro recheado com charutinho de couve. Já a atração enológica ficou por conta do Banfi Poggio Alle Mura Brunello di Montalcino Riserva 2009, oferecido pelo Alex. Foram degustados: Pago de Cirsus Oak Aged 2017, Lafou El Sender 2016 e PradoRey Adaro 2009. Ao final, com chocolates diversos, degustamos um Porto Familiar, bem envelhecido, sem indicação de produção (por sinal estava perfeito), que o Alex recebeu de um amigo há 10 anos. Uma noitada pra não se esquecer, que teve até uma cantata duetada pelo Marco Antonio e Alex. A próxima reunião, em 27 junho, será com as esposas, no Flor de Sal. Em tempo: o André aproveitou a reunião para entregar o convite de seu casamento com a Renata. Valeu!

Vamos aos vinhos degustados.

Uma das propriedades mais importantes da Toscana, o Castello Banfi teve um papel fundamental no renascimento da região de Brunello e projeção internacional dos vinhos ali produzidos. Os americanos John e Harry Manani criaram o Castello Banfi em 1987 e contrataram o enólogo Ezio Rivelles para supervisionar a vinificação. Hoje são mais de 170 hectares de vinhedos localizados ao sul de Montalcino, onde possuem uma seleção de clones de Sangiovese resultado de 20 anos de pesquisa. Os irmãos, John e Harry, também compraram Bruzzone, uma adega histórica no Piemonte. Fundada em 1860 e especializada na produção de vinhos espumantes, hoje é conhecido como Banfi Piemonte.

Banfi Poggio alle Mura Brunello di Montalcino Riserva 2009 – elaborado com 100% Sangiovese, videiras foram plantadas em 1992. Amadurecimento de 90% do vinho por 2 anos em barricas de carvalho francês e os restantes 10% em grandes barris. Antes do lançamento, o vinho é envelhecido em garrafa por mais 12 meses. A coloração é de um rubi profundo com reflexos de granada. Os aromas mostram frutas negras, geleia de ameixa, café, cacau e uma leve nota balsâmica. Na boca apresenta um bom corpo, com taninos maduros e potentes e boa complexidade, repetindo as sensações do olfato. Longo final com o toque balsâmico se mostrando. Avaliação: 95/100 Pontos.

A Família Ramón Roqueta sempre esteve ligada a Bages, na Catalunha. Em 1898 estabeleceu-se em Manresa, mas atualmente a vinícola e vinhedos estão localizados em Fonollosa. Na fazenda há 54 hectares de vinhas. Faz parte do grupo as Bodegas: Abadal, La Fou, Crinroja e Ramón Roqueta. Abadal nasceu com a ilusão de nutrir e aumentar o enorme potencial de Bages como região vinícola. A vinícola está enraizada na tradição da produção de vinho há mais de nove séculos e seu espírito inovador a mantém viva. Os vinhos de Abadal são expressivos e autênticos, e evocam sensações que emergem da paisagem arborizada que envolve a vinícola. Abadal valoriza as variedades nativas à medida que elas adquirem sua expressão máxima em sua terra natal. Picapoll, Mandó e Sumoll são exemplos vivos do espírito da região. Abadal   lidera projetos de pesquisa que estudam a recuperação de variedades nativas da região de Bages.

Lafou  El Sender 2016 -  elaborado com Garnacha Negra (60%), Syrah (30%) e Morenillo (autóctone de Terra Alta)(10%). com 6 meses de passagem por barricas de carvalho francês (80%) e do centro-europeu (20%), de 1-4° uso. Sem clarificação e filtração. Foram elaboradas 6500 garrafas. Teor Alcoólico de 14,5%. A coloração é de um rubi intenso, com bordas granada. Os aromas mostram amora, framboesa, ameixa e cereja, anis, chocolate, notas balsâmicas e leve tostado. Na boca mostra um corpo volumoso, repetindo-se as sensações olfativas, com taninos macios e integrados. Um marcante adocicado, que se mantém no longo e agradável final, onde o chocolate amargo prevalece. Avaliação: 91/100 Pontos.

A Finca Bolandín, onde fica a vinha, a Bodega Pago de Cirsus, o Hotel-Chateau e o Restaurante Pago de Cirsus, está localizada no município de Ablitas, no extremo sul da Comunidade Foral de Navarra, na Espanha,  a uma altitude de 395 metros acima do nível do mar. A fazenda é um único campo de vinhas com atributos únicos que o tornam diferente de qualquer outra vinha, tanto por suas características do “Terroir” ou meia vinha em que se baseia, bem como as cuidadas técnicas de cultivo utilizadas, a fim de obter uvas e vinhos da mais alta qualidade, típicos do território em que são obtidos e com propriedade típica ou pago. Com 220 hectares, a fazenda é composta por 136,7 hectares de vinha plantada no ano 2000, com as  seguintes variedades: Chardonnay. Muscat Grano Menudo, Carbenet Sauvignon, Merlot,  Syrah,  Tempranillo e Garnacha.

Pago de Cirsus Oak Aged 2017 – elaborado com 50% Tempranillo, 30% Merlot e 20% Syrah. Amadurecimento de 9 meses em barricas de carvalho francês (90% do vinho) e americano para o restante (novas, de 2ª e 3ª passagens). Envelhecimento mínimo de 6 meses antes da comercialização. A coloração é de um rubi intenso e brilhante. Os aromas mostram ameixa, amora, cereja, erva doce, tostado e algo de adocicado. Na boca apresenta bom corpo, taninos suaves, acidez equilibrada, repetindo as sensações do olfato, com o toque adocicado. Médio final frutado, com o toque adocicado se mostrando. Avaliação: 90/100 Pontos.

O Real Sitio de Ventosilla, Prado Rey, fica em Ribera Del Duero. É a maior extensão vitícola da região, com 520 hectares, divididos em 7 pagos, plantados a partir de 1989. A história da Bodegas Prado Rey remonta a 11 de setembro de 1503, quando a rainha Isabel a propriedade que,  na época pertencia, ao Conde de Ribadeo. Anos mais tarde, o Rei Carlos I doou a propriedade ao Marquês de Denia que construiu o palácio onde Felipe III e gostava de ir caçar e apreciar os ventos suaves e clima da região, daí o nome “Real Sito de Ventocilla “. Passaram vários séculos até que a propriedade passou para as mãos dos atuais proprietários, a família Cremades. Desde  a época da realeza, foram  desenvolvido, em seus mais de três mil hectares, produtos agrícolas e assim continuou até o presente, onde cerca de 520 hectares são dedicados exclusivamente ao cultivo de uvas. Vinícolas Real Sítio de Ventosilla tem a maior área de vinhas em toda a Denominação de Origem Ribera del Duero. Em 1989 foi feita a primeira plantação de vinhas e a adega foi construída até 1996. As vinhas estão dispostas em treliças que são irrigados por gotejamento e a adega foi construída em uma encosta que permitiu que um semienterramento, como as adegas antigas conseguindo manter as temperaturas de controle, umidade como ambiente ideal para o amadurecimento dos vinhos.  Interessante é o trabalho e os cuidados que se faz no ambiente através de ações e projetos. A construção de uma barragem em 1924 tornou-se um parque de energia autossustentável, além de parque de energia solar. O vinho presta homenagem a Javier Cremades de Adaro, fundador das vinícolas em 1989.

PradoRey Adaro 2009 – elaborado com 100% Tinta Fina (Tempranillo), sendo as uvas selecionadas entre os 7 pagus da propriedade Real Sitio de Ventosilla. Amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês que é completado com um envelhecimento de três meses em cones de carvalho francês Nevers e com maturação de 12 meses antes de ser lançado no mercado.  Teor Alcoólico de 14,5%. A coloração é de um rubi potente, com tons de azul, com muito brilho. Os aromas mostram frutas vermelhas, baunilha e alcaçuz. Na boca apresenta taninos aveludados, acidez em equilíbrio, repetindo as sensações do olfato. LLongo final frutado com o toque de baunilha se mostrando.  Avaliação: 92/100 Pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.