SOBRE
Osvaldir Castro
Biólogo e Winemaker, ministrando cursos e palestras sobre Vinho (como hobby) e participando de várias confrarias onde, com os amigos, compartilha e troca informações referentes ao tema. Lema: como bom enófilo, Diante de decisões, tomo o vinho.

10º Concurso do Espumante Brasileiro

espumoso

Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE),a  10ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro acontecerá de 18 a 20 de outubro, integrando a programação da Fenachamp 2017, em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante. Com um aumento de 16% no número de amostras em relação a edição anterior realizada em 2015. São 308 espumantes inscritos por 80 vinícolas de sete estados brasileiros (MG, PR, PE, RJ, RS, SC e SP).

O  Concurso do Espumante Brasileiro expressa a vocação do país na elaboração da bebida. “Nossa expectativa de superar a edição anterior se confirmou na adesão das vinícolas e deverá se confirmar também na qualidade do produto que segue evoluindo safra a safra. O concurso coloca na vitrine o melhor da produção nacional, sendo uma importante ferramenta para as vinícolas divulgarem e comercializarem seus produtos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

Durante dois dias, um júri formado por cerca de 50 profissionais entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados degustará o desempenho do espumante brasileiro. Participam do concurso espumantes naturais, provenientes de uvas Vitis vinífera , obtidos a partir dos diferentes métodos. Os espumantes serão degustados às cegas, por um júri formado por cerca de 50 profissionais entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC).

Serão premiados com Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos. A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorrerá em coquetel realizado na noite do dia 20 de outubro no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp.

O 10º Concurso do Espumante Brasileiro segue o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaírem em suas categorias. Será realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar o que tiver maior preferência dos jurados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.